Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cidades criam campanhas para pedestres 'distraídos' por celular

 

Na Filadélfia, policiais param cidadãos 'plugados' e pedem que eles fiquem atentos, para evitar atropelamentos.

Da BBC
Numa época em que pedestres andam cada vez mais imersos nos sons de seus iPods e celulares, alguns políticos e autoridades dizem que essas distrações podem favorecer atropelamentos e acidentes de trânsito nas grandes cidades.
Por isso, cinco Estados americanos estão promovendo leis que coíbem o uso de aparelhos sonoros por pedestres. A cidade de Filadélfia, porém, tomou uma iniciativa diferente.
Dez policiais patrulham a cidade de bicicleta, param os pedestres que estão "plugados" em seus aparelhos sonoros e oferecem um conselho: fiquem mais atentos. A polícia afirma que a campanha pública é mais útil do que leis, pois considera impraticável impedir que as pessoas usassem seus aparelhos favoritos nas ruas da cidade.
 
 
 
 
Mulher fala ao celular em rua da cidade da Filadélfia (Foto: BBC)
 
 
Mulher fala ao celular em rua da cidade da Filadélfia (Foto: BBC)
Em Sydney, na Austrália – onde o fenômeno da imersão em aparelhos sonoros é chamada de "iPod oblivion" –, as autoridades também fizeram uma campanha contra o uso de iPods nas ruas, mostrando pedestres atropelados ao lado de seus gadgets.
Para quem não abre mão da música enquanto caminha ou pedala, a tecnologia oferece esperança. As montadoras de automóveis começam a desenvolver carros que param automaticamente ao detectar a presença de pedestres ou ciclistas.
Enquanto isso, críticos das novas leis e campanhas argumentam que as distrações visuais e sonoras sempre existiram nas ruas das cidades grandes. Os iPods e celulares seriam, portanto, apenas os produtos mais recentes a disputar a atenção de nossos cérebros.

fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/09/cidades-criam-campanhas-para-pedestres-distraidos-por-ipod-e-celular.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário