Total de visualizações de página

sábado, 17 de setembro de 2011

Treinamento simula em jovens sensação de ser da 'terceira idade'

 

Treze jovens que trabalham com supermercados vestiram luvas para perder o tato, óculos para enxergar menos e faixas para sentir o que é uma artrite.



Trabalhadores do setor de supermercados tiveram nesta quarta-feira (14) em São Paulo uma experiência que provavelmente não vão esquecer nunca mais.
Hoje não são os velhinhos que reclamam. “Estou sentindo como se estivesse carregando alguma coisa, me arrastando”, conta Priscila. “Está tudo embaçado”, relata Natália.
Marcelo perdeu a sensibilidade nas mãos. “Fica formigando”, diz. Treze jovens que trabalham com supermercados se submeteram a um treinamento novo no Brasil. Vestiram luvas para perder o tato, óculos para enxergar menos, faixas para sentir o que é uma artrite e até botaram milho nos sapatos para saber como é difícil ser idoso em um supermercado.
Esse tipo de treinamento surgiu nos Estados Unidos quando grandes hospitais geriátricos perceberam que seus funcionários e principalmente enfermeiros tinham que se colocar na pele dos idosos para melhorar o atendimento a eles. Isso foi nos anos 1980, quando acontecia por lá um fenômeno que agora acontece no Brasil.
Nos últimos anos a parcela de idosos saltou de 7,3% da população brasileira para 10,8%. Se as projeções se confirmarem, em 2030 esse percentual passa de 18%. E se vão consumir cada vez mais, os supermercados têm que mudar.
“Piso antiderrapante, uma iluminação melhor para leitura, carrinhos com banquinhos para pessoa poder descansar”, lista Camila Bergman, responsável pelo projeto.
Também ajudaria se os produtos não ficassem tão lá embaixo. Se bem que a aposentada Teresa Martins tem uma técnica especial que dá um baile nos supermercados. “Eu me abaixo como deve, eu dobro os joelhos. Para isso faço ginástica para a terceira idade, porque eu já estou na quarta”, brinca.

fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/09/treinamento-simula-em-jovens-sensacao-de-ser-da-terceira-idade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário