Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Brasileira desaparece após a passagem do tufão Roke, no Japão

 

O tufão já passou pelas principais ilhas do Japão e deixou 10 mortos, 314 feridos – três deles em Tóquio – e 5 desaparecidos.



Seguem as buscas pela brasileira que desapareceu depois da passagem do furacão Roke pelo Japão. Dez pessoas morreram e centenas ficaram feridas. O correspondente Roberto Kovalick falou sobre a passagem do tufão.
O tufão Roke já passou pelas principais ilhas do Japão e deixou 10 mortos, 314 feridos – três deles em Tóquio – e 5 desaparecidos. Entre elas, uma brasileira, Erika Inomata, de 34 anos. Ela é de Parintins, no Amazonas, e tem dois filhos que moram em Belém do Pará. Erika e um colega de trabalho, Marcos Kanematsu, caíram num rio na cidade de Minobu, a 170 km de Tóquio.
Eles estavam em um carro sobre uma ponte, que fica a poucos metros da fábrica onde trabalham. Como o trânsito estava parado por causa do tufão, decidiram seguir a pé. Mas não viram que no acostamento havia um vão, por onde caíram no rio. Uma queda de mais de 10 metros de altura. Marcos foi arrastado por mais de 300 metros pela correnteza e conseguiu chegar à margem. Ele foi localizado na noite desta quarta (21), mas por causa da forte correnteza e da escuridão, só pôde ser resgatado na manhã de quinta por um helicóptero. De Erika, até agora não há notícias.
Foi um dos tufões mais fortes a atingir Tóquio nos últimos anos. Milhares de pessoas que saíram mais cedo do trabalho ficaram presas nas estações de trem. Estradas perto do litoral foram fechadas por causa das ondas.
No mesmo momento em que o tufão passou pelo nordeste do Japão, atingida pelo tsunami e terremoto de março, um novo tremor de 5.3 de magnitude atingiu a região. Apesar disso, não houve nenhum novo dano à usina de Fukushima, onde ocorreu o acidente nuclear. Rios no interior do Japão encheram.
Foi na cidade de Minobu, a sudoeste de Tóquio, que ocorreu o acidente com os brasileiros. Eles saíram de Chuo, onde moram, e iam para o trabalho numa fábrica de copos de plástico. Depois de cair no Rio Haiakawa, Marcos Yukio Kanematsu foi resgatado por um helicóptero.
Já em casa, ele deixou uma mensagem em uma rede social: “Graças a Deus, estou bem. Saí do hospital agora. Espero que achem a Erika, que está desaparecida. Vamos rezar”.
A equipe de reportagem do Bom Dia Brasil conversou por telefone com Marcos, que contou como foi o acidente.
“Eu escutei ela gritando na hora que caímos. Quando consegui sair da água ainda escutei ela gritando mais umas três vezes. Depois não escutei mais nada. Ela gritou o meu nome, mas não dava para enxergar nada. Não dava para fazer nada”, lamentou Marcos Kanematsu, sobrevivente do tufão.
Erika Inomata, de 34 anos, é de Parintins, no Amazonas. Ela tem dois filhos, que vivem em Belém do Pará. Ela está sendo procurada pelos bombeiros, polícia e brasileiros que ajudam nas buscas. Mais cedo, a equipe de reportagem conversou com o tio dela, Eilizeu Inomata, que vive no Japão e está a caminho de Minobu para participar das buscas.
“A busca continua. É difícil pois o rio é muito grande, mas eles estão à procura. Qualquer informação, passem para nós, aqui”, pediu Eilizeu Inomata, tio de Erika

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/brasileira-desaparece-apos-passagem-do-tufao-roke-no-japao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário