Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

STF julga cobrança de ICMS sobre habilitação de celulares

 


Valor OnLine

SÃO PAULO - O Supremo Tribunal Federal (STF) poderá julgar nesta quarta-feira um recurso extraordinário que discute a incidência de ICMS sobre os serviços de habilitação dos telefones celulares. Esta pode ser a primeira vez que a Corte enfrenta o mérito da questão. Outros recursos sobre o tema já foram negados pelo STF com o entendimento de que não haveria violação direta à Constituição Federal, e sim à norma federal. Ainda assim, o relator do caso, ministro Marco Aurélio decidiu levar a questão ao plenário. O processo é um dos 16 que constam na pauta de julgamentos de hoje.
O recurso, proposto pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF), pretende reformar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que entendeu que a Telebrasília Celular (atual Vivo) não precisaria recolher o imposto no serviço de habilitação. A empresa entrou na Justiça em 1998, depois de ser autuada em cerca de R$ 5 milhões. Na ocasião, a relatora do caso, ministra Eliana Calmon considerou o serviço como 'meramente acessório ou preparatório à comunicação'. A interpretação consolidada do STJ é de que a Lei Kandir (Lei complementar n 87, de 1996) prevê o recolhimento do imposto somente sobre os serviços de comunicação stricto sensu.
O convênio ICMS nº 69, de 1998 - firmado entre os 27 Estados - prevê a cobrança. No entanto, o tribunal entende que o dispositivo não prevalece sobre a Lei Kandir e a Lei Geral de Telecomunicações (Lei n 9.472, de 1997).
De acordo com o tributarista Rodrigo Pinheiro, do Braga e Moreno Consultores Jurídicos e Advogados, já há jurisprudência no STJ no sentido da não tributação, inclusive com decisões do ministro Luiz Fux, hoje do STF.
A PGDF tenta agora levar a questão para o âmbito constitucional. O procurador Marcello Alencar de Araújo vai sustentar que a Constituição deu competência para os Estados cobrarem o ICMS. 'Além disso, é necessário definir por completo o conceito de telecomunicação e saber se serviço de habilitação está incluído neste conceito', afirma.
Na minuta entregue aos ministros, o advogado da Vivo, Oscar Luís de Moraes, alega que somente após a ativação do aparelho celular tem início a prestação de serviços de comunicação, ou seja, o começo do fato gerador do imposto. Além disso, dizem que na época da autuação não havia previsão legal para a cobrança. 'Em nenhum momento foi vontade do legislador incluir a habilitação como serviço de telecomunicação. Caso contrário, a previsão teria ocorrido na Lei Geral das Telecomunicações', diz.
(Bárbara Pombo | Valor)

fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/09/stf-julga-cobranca-de-icms-sobre-habilitacao-de-celulares.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário