Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Saiba como usar o cheque com segurança e sem risco de fraudes

 

Para utilizar o cheque é fundamental ter uma rigorosa disciplina financeira, pois depende unicamente de você o controle do saldo.

Mara Luquet
Os pagamentos com cheque experimentaram uma queda de 40% entre 2005 a 2010, segundo os dados mais recentes do Banco Central. No mesmo período, a utilização dos cartões de débito teve um crescimento de 157% e de cartão de crédito uma alta de 121%.
O dinheiro de plástico costuma ser mais eficiente e mais seguro do que o cheque para pagamentos.

Para utilizar o cheque é fundamental ter uma rigorosa disciplina financeira, pois depende unicamente de você o controle do saldo. Ele terá que ser feito com anotações no canhoto do valor, data e o destinatário do pagamento. Este é um item extremamente relevante, pois a qualquer descuido você pode emitir um cheque sem fundo o que em geral é o início de uma série de dores de cabeça. Clique aqui e confira reportagem sobre o assunto.

Já o cartão de débito tem limites diários ou semanais de utilização e não autoriza a compra se não houver dinheiro em conta. Este, aliás, é um excelente instrumento para ajudar na organização financeira pessoal.

Outro ponto que os especialistas chamam atenção é para o risco de fraudes ou de seu cheque tomar rumos diferentes ao que estava destinado originariamente. Isso porque, ainda que o cheque seja nominal ele pode ser endossado para terceiros.

Para mais iformações sobre o cheque consulte o site da Febraban.
Para utilizar cheques com segurança:
  -Emita sempre cheques nominais e cruzados;
  -Ao preencher cheques, elimine os espaços vazios, evite rasuras;
  -Controle seus depósitos e retiradas no canhoto, inclusive as realizados com cartão;
  -Evite circular com talões de cheques. Leve apenas a quantidade de folhas que pretende utilizar no dia. Faça o mesmo com os cartões de crédito, carregando-o apenas quando pretender utilizar;
  -Quando receber um novo talão, confira os dados referentes ao nome, número da conta corrente e CPF e a quantidade de cheques do talonário;
  -Tome o máximo de cautela na guarda dos talões. Destaque a folha de requisição e guarde em separado;
  -Nunca deixe requisições ou cheques assinados no talão;
  -Destrua os talões de contas inativas;
  -Separe os cheques de qualquer documento pessoal;
  -Não utilize caneta hidrográfica ou com tinta que possa ser facilmente apagada. Evite canetas oferecidas por estranhos;
  -Não forneça dados pessoais por telefone;
  -Nunca utilize máquina de escrever com fita à base de polietileno, pois os valores preenchidos poderão ser facilmente apagados e modificados.
Fonte: Febraban
Veja na tabela abaixo o levantamento sobre o uso do cheque e de cartões de débio e crédito no Brasil:
tABELA CHEQUE 2 (Foto: Jornal da Globo) Fonte: Banco Central, bancos, credenciadores e proprietários de esquemas de cartões.
Considerando, no caso de cheque, débito direto e transferência de crédito, apenas transações com liquidação interbancária.


fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/09/saiba-como-usar-o-cheque-com-seguranca-e-sem-risco-de-fraudes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário