Total de visualizações de página

sábado, 24 de setembro de 2011

Miriam Leitão: ‘Banco Central tem munição para enfrentar alta do dólar’

 

BC tem muita munição para enfrentar esse momento e já esperava por ele. Por isso, alertou muito as empresas que isso poderia acontecer.



O dólar mais alto cria uma nova realidade. Ele ficará oscilando no nível mais alto, mas já atingiu um novo patamar. Isso afetará diretamente o preço de alguns produtos, como o pãozinho e todos os produtos de trigo, como massas. Afeta indiretamente preços de produtos industriais mesmo fabricados no Brasil por causa dos componentes, peças e matérias-primas importadas. Atinge também o açúcar, apesar de o Brasil ser o maior exportador de açúcar. A cotação é em dólar.
A boa notícia: o Banco Central tem muita munição para enfrentar esse momento e já esperava por ele. O BC alertou muito as empresas que isso poderia acontecer. Hoje o BC tem US$ 150 bilhões a mais do que tinha em 2008 e impôs às empresas e bancos que dessem mais informações sobre suas posições no dólar futuro e limitassem essas operações.
Portanto, não deve se repetir uma crise como a de 2008, com aquela gravidade. Mas a alta brusca cria problemas para todo mundo. Quem vai viajar deve tomar cuidado com as compras no cartão. Quem já viajou, prepare-se para a conta. Ela já está bem mais alta

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/miriam-leitao-banco-central-tem-municao-para-enfrentar-alta-do-dolar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário