Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Miriam Leitão: ‘As mulheres invadem as praias que antes eram só deles’

 

'Mas ainda há muito o que conquistar. Apesar dos anos de estudo, os salários não são iguais aos dos homens', aponta a comentarista.



Essa transformação no perfil das mulheres brasileiras vem sendo constatada desde os anos 1990. Esse processo vem acontecendo lenta, mas cada vez mais firmemente. As mulheres avançaram em todas as áreas do mercado de trabalho. Nos anos 1990, foi dado um grande passo: elas viraram a estatística da educação e passaram a ter mais escolaridade do que os homens.
Hoje elas invadem todas as praias que antes eram só deles. Passaram a ter sua própria renda, são maioria entre os detentores de cartão de crédito, impulsionam a economia e são donas de seus próprios narizes. Tem gente que diz que elas começam a querer voltar ao tempo em que ficavam apenas em casa. Não há confirmação estatística desse fenômeno.
Mas ainda há muito o que conquistar. Apesar dos anos de estudo, os salários não são iguais aos dos homens. Viemos para ficar e ter cada vez mais espaço em todas as áreas e queremos entrar principalmente nas que antes eram proibidas. Mesmo assim, as pesquisas no mercado de trabalho mostram que as mulheres são minoria entre os executivos das maiores empresas brasileiras.
Elas ainda têm salários mais baixos do que os homens, principalmente quando se comparam mulheres e homens que tem alto nível de escolaridade: o que prova que elas sofrem barreiras na ascensão nas empresas. Mas isso, como outros preconceitos, serão enfrentados com a mesma força e as mesmas garras, porque as meninas querem ficar cada dia mais poderosas

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/09/miriam-leitao-mulheres-invadem-praias-que-antes-eram-so-deles.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário