Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Impasse impede redução na tarifa de luz em 3 Estados


 
DO RIO

Hoje na FolhaMais de 15 milhões de consumidores de energia em São Paulo, no Ceará e no Pará estão com as tarifas de eletricidade congeladas neste ano devido à indefinição sobre as regras de revisão tarifária, informa reportagem de Leila Coimbra para a Folha.
A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
O impasse prejudica os consumidores porque nos processos de revisão, pelos quais as empresas passam a cada quatro anos, em média, normalmente há redução das tarifas. Nos reajustes anuais, ao contrário, são feitos os repasses da alta dos custos, que provocam na maioria das vezes o aumento dos valores.
Em São Paulo, quatro empresas estão com o processo atrasado: Elektro, Eletropaulo, Bandeirante e CPFL Piratininga. A Celpa, no Pará, e a Coelce, no Ceará, também.
Especialistas apontam que poderia haver queda média de cinco pontos percentuais nas tarifas nesta revisão, que deveria ter ocorrido em abril.
O atraso ocorre porque empresas e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) discordam da metodologia. A agência apresentou as novas regras ao setor no fim de 2010, baixando a taxa de retorno do capital das empresas de 9,95% para 7,15%. As concessionárias contavam com a queda, mas esperavam algo em torno de 8,5%, e não aceitaram os novos valores.
Leia mais na edição da Folha desta quarta-feira, que já está nas bancas.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/974848-impasse-impede-reducao-na-tarifa-de-luz-em-3-estados.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário