Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Poste emite sons para alertar população contra crimes no Ceará


A ideia do poste sonoro, monitorado por câmeras, é impedir que crimes aconteçam. Ele dispara um alerta antes mesmo da chegada da viatura.




Para combater o crime em Fortaleza, inventaram um poste que fala e escuta. Olhos atentos e uma voz de autoridade: "Atenção, cidadão de camisa listrada e bermuda jeans. Informamos que, para sua segurança, o senhor está sendo monitorado pelo sistema de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública", alerta a voz.
A ideia do poste sonoro, monitorado por câmeras, é impedir que crimes aconteçam, disparando o alerta contra os bandidos antes mesmo da chegada da viatura. Além de alertar quem estiver na área, o sistema também permite que as pessoas se comuniquem diretamente com a central de monitoramento para avisar sobre alguma ocorrência ou para pedir socorro. É só apertar o botão e esperar.

Os controladores são supervisionados por policiais, que acionam a equipe de policiamento mais próxima da ocorrência. Ao todo, 86 postes entraram em operação em Fortaleza. “É como se nós multiplicássemos nosso efetivo policial por muitos”, revela o coronel Francisco Bezerra, secretário de Segurança Pública do Ceará.

Os moradores esperam contar com esta proteção nas ruas. "Muitas vezes os bandidos roubam o celular e a gente não tem como chamar a polícia", diz uma jovem. "Às vezes a gente liga para o 190 e está ocupado ou demora a atender. Assim é melhor", destaca outro morador. “Vai melhorar bastante”, aposta outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário