A comentarista lembra que, em 2003, o governo Lula aprovou a reforma do setor público, que não foi regulamentada. Depois disso, milhares de funcionários já foram contratados na regra antiga.
Segundo a comentarista Miriam Leitão, o Brasil não consegue desarmar a bomba-relógio da reforma da Previdência porque está perdendo tempo. Em 2003, o governo Lula, no seu primeiro ano, pagou um preço político alto para aprovar a reforma da Previdência do setor público. Por causa disso que houve um racha no PT e foi criado o Psol. Ele aprovou, ganhou e não quis levar, porque não regulamentou essa reforma.
Esse fundo deveria ter sido criado naquela época. Depois disso, não só o governo Lula não regulamentou, como ele incluiu muita gente, contratou alguma coisa como 200 mil funcionários públicos na regra antiga. Se ele tivesse incluído na regra nova, já começaria a resolver o problema no futuro. Isso é só para quem se aposentar, e os que entrarem depois que a regra for aprovada. O governo Lula deveria ter feito isso em 2003, mas estão até agora enrolando nessa regulamentação do fundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário