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sábado, 17 de dezembro de 2011

Data do leilão de três dos principais aeroportos brasileiros é definida

 

O leilão dos aeroportos de Brasília, Viracopos e Guarulhos será dia 6 de fevereiro. A expectativa é arrecadar R$ 5 bilhões.

 


Já tem data o leilão dos aeroportos de Brasília, Viracopos e Guarulhos: dia 6 de fevereiro. A expectativa é arrecadar R$ 5 bilhões. Enquanto os investimentos não vêm, o passageiro que se prepare. O fim de ano promete ser movimentado, e muito. Só no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, serão oito mil passageiros a mais por dia. Atualmente, os problemas já começam assim que o passageiro passa a cancela de estacionamento.
No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, chegam e partem voos para 30 países e 152 cidades do Brasil e do exterior. Passam pelo aeroporto 80 mil passageiros por dia. É mais do que a população de 5,2 mil brasileiras. Mas, quem usa o aeroporto sabe que a infraestrutura dele está no limite – a começar pelo estacionamento.
“Tinha de ser maior e ampliar. Se você estiver atrasado, não consegue parar o carro”, disse o contador Carlos Eduardo Palmeira da Silva.
No fim de ano, os balcões das companhias aéreas ficam cheios. “A fila é muito grande. A gente chega a ser chamado na fila do voo”, comentou o economista Aurélio Santana.
“Acho que não acordaram ainda para o volume de pessoas que vai vir para o aeroporto”, alerta o autônomo César Tomas.
Realmente, a Infraero não sabe quantos passageiros esse aeroporto deve receber durante as festas de fim de ano. Ela ainda depende das informações das empresas que devem oferecer assentos extras. Por enquanto, ela fala apenas em um aumento de 10% em relação a dezembro do ano passado. Isso significa um acréscimo de 1,5 milhão de passageiros. “Todo mundo está podendo viajar. Há passagens parceladas em 10, 12 vezes. Mesmo depois da Copa, a tendência é aumentar”, acredita um senhor.
Para atender à demanda na Copa do Mundo, o governo já decidiu autorizar a concessão de três aeroportos internacionais: o de São Paulo, de Brasília e de Viracopos, na região de Campinas, no interior paulista. Segundo a Secretaria Nacional de Aviação, esses são os maiores do país em movimento de passageiros e de carga. A concessão deve sair no ano que vem. No fim do contrato, os aeroportos voltam para o governo.

Para não fazer feio na Copa do Mundo, não bastam obras de ampliação. É preciso melhorar e muito os serviços. “Muitas pessoas no meu voo tiveram malas danificadas, cadeados arrombados e perderam coisas nas malas”, contou a relações-públicas Carlise Nascimento Borges.
Em um fim de semana tranquilo, o engenheiro metalúrgico Leonardo Perdigão levou duas horas para desembarcar. “Logo quando avião aterrissou, a plataforma que faz o desembarque não funcionou. A gente teve de desembarcar pela porta traseira”, contou.
Para os estrangeiros a situação é ainda pior. “A lista de espera quando você chega à imigração é muito longa e muito comprida. Dá para melhorar e pode melhorar. Em Guarulhos é castigo mesmo”, disse um turista.
Os consórcios interessados na concessão devem ter pelo menos 5% por cento de participação de empresas que comprovem experiência na gestão de aeroportos com mais de cinco milhões de passageiros por um período de cinco anos. Para os analistas, isso significa a participação de empresas estrangeiras, porque além da Infraero - que já está no mercado - só elas têm essa experiência.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/12/data-do-leilao-de-tres-dos-principais-aeroportos-brasileiros-e-definida.html

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