Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Rodrigo Pimentel dá dicas de como evitar ser assaltado em comércios populares

 

“O bandido está procurando carteira de dinheiro, cordão de ouro e smartphone. Antes de começar a andar, coloque a carteira e o smartphone no bolso da frente”, orienta.



Fim de ano é época de muita correria e também de muitas compras. Quem prefere ir às lojas precisa redobrar o cuidado. Os ladrões estão de olho nas bolsas, carteiras, celulares. É justamente neste mês que o número de roubos e furtos aumenta nas principais capitais do país, em muitas vezes por causa do descuido dos consumidores.
A repórter Mariana Gross e o comentarista de segurança pública, Rodrigo Pimentel, percorreram a Saara, um dos maiores mercados populares do Rio de Janeiro. Antes de começar, aí vão dicas importantes:
“O bandido está procurando carteira de dinheiro, cordão de ouro e smartphone. Então, antes de começar a andar na rua, coloque a carteira e o smartphone no bolso da frente”, orienta Rodrigo Pimentel.
Logo na primeira esquina, há flagrantes do descuido do consumidor. “A carteira está no bolso de trás, mas não está bem escondida”, afirma Rodrigo Pimentel.
O que fazer com a bolsa? “É melhor colocar a bolsa mais para a frente, apesar de ficar mais pesado. O bandido de rua procura sempre quem está com as duas mãos ocupadas, é mais fácil para ele, pois você não pode esboçar nenhum tipo de reação. Então o melhor é: bolsa para frente e, se possível, uma mão desocupada”, orienta o comentarista de segurança pública.
Na hora das compras, que tal deixar a joia em casa ou bem escondida? “Mônica, como eu sei seu nome? Eu vi de longe no seu cordão de ouro com o seu nome escrito. E o bandido também pode ver. É bastante cauteloso deixar o cordão de ouro em casa, deixa de usar ele só por hoje”, diz o comentarista.
É importante também ficar de olho nas sacolas. Um grupo de jovens estavam tão distraídos que nem perceberam quando a repórter pegou a sacola deles, que estava no chão. “A gente está procurando tanta coisa que nem percebe”, conta uma menina.
Falar ao celular, no meio das compras, também pode ser perigoso. “Sabe o que é mais furtado no Saara? Telefones, são mais de 20 por dia. Uma boa dica é: se precisar usar, entre em alguma loja, um lugar mais seguro. Mas evite de andar com ele na mão no meio da rua, senão pode perder o celular”, orienta Rodrigo Pimentel.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/12/rodrigo-pimentel-da-dicas-de-como-evitar-ser-assaltado-em-comercios-populares.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário