Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Saiba como descartar lixos cortantes com segurança


O descarte de vidro e objetos pontiagudos precisa de atenção.
Soluções simples protegem quem precisa recolher o lixo.

Do G1 Bauru e Marília

As comemorações e festas do final de ano são muitas e com elas a quantidade de lixo produzida também aumenta. É preciso então ficar atento ao descarte correto de lixos que podem cortar ou furar os coletores, como garrafas e copos quebrados, espetinhos de bambu etc.

Cuidados
Existem pequenas atitudes que podem manter a segurança de quem carrega o lixo até mesmo dentro de sua própria casa. Segundo Anauá Moreira, educadora da Emdurb Bauru, no interior de São Paulo, o descarte de vidro quebrado, por exemplo, tem soluções seguras: a primeira é descartar o vidro dentro de caixas de leite ou ainda você pode usar as garrafas pet.

No segundo caso, recorte a parte superior da garrafa e use-a ao contrário, com a boca para baixo, como tampa. Se não possuir nenhum tipo de embalagem para colocar o lixo cortante, embrulhe-o em muito jornal e separe do lixo comum.
No caso de espetinhos de bambu, uma boa opção também são as garrafas pet. Neste caso é só colocá-los dentro e manter a tampa fechada. Dessa forma a segurança já estará garantida.

LâmpadasAs lâmpadas fluorescentes possuem um vapor de mercúrio, e para descartá-las também é preciso cuidado. A maneira mais segura é encaminhar as lâmpadas queimadas ou quebradas para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o limite em Bauru é de 30 lâmpadas por ano para pessoa física. A partir de lá, o descarte é feito corretamente.

No caso de pessoa jurídica ou quantidade maior, a Emdurb é que faz o recolhimento. Na empresa, é cobrada uma taxa de R$ 0,75 por lâmpada. Com cuidados pequenos você garante a segurança da sua família, empregados e ainda dos coletores de lixo, que podem levar um susto se encontrarem objetos cortantes.

Serviço
Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bauru
Endereço: Avenida Nuno de Assis, 14-60
Telefone: (14) 3235-1080
Horário: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário