Total de visualizações de página

sábado, 17 de dezembro de 2011

Miriam Leitão: 'Cidades médias estão crescendo muito mais que as outras'

 

Segundo a comentarista do Bom Dia Brasil, apesar deste crescimento, a renda ainda está muito concentrada nas grandes cidades, como Rio e SP.






Todo mundo achava que as pequenas e médias cidades estavam crescendo a ponto de superar a desigualdade. Mas esse retrato do IBGE é um retrato de 2008 e 2009, no auge da crise econômica. Com isso, houve uma tendência de desconcentração da riqueza. As cinco cidades mais ricas do país têm 25% do PIB brasileiro, sendo que só São Paulo tem 12%. A renda ainda está muito concentrada. As cidades médias, de 100 mil a 500 mil habitantes, estão crescendo muito mais do que o resto. Por causa da crise econômica de 2009 elas pararam um pouco de crescer, quando as cidades maiores cresceram mais.
E mais um indicador mostra que o Brasil está pisando no freio. O índice é uma soma de vários indicadores que antecipa o que pode vir a acontecer. Em outubro, no último trimestre, ele já começou em - 0,32%. Alguns economistas dizem que novembro e dezembro pode haver uma mudança, por exemplo, com o aumento da venda de papel modulado para embalagens, que cresceu. Como esse indicador é antecedente, ou seja, se o papel está sendo mais vendido é porque tem mais coisa para vender, então ele antecipa isso.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário