Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Redução de imposto leva população às lojas em Sorocaba, SP

 

Com IPI baixo, a venda de alguns eletrodomésticos está em alta.
Onda de consumo deve seguir até março de 2012.

Adriane Souza Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Consumidos escolhe um modelo de geladeira. Apesar desta dúvida, a certeza é de que as vendas cresceram (Foto: Adriane Souza)
 
 
Consumidor escolhe um modelo de geladeira. As vendas cresceram mais de 10% (Foto: Adriane Souza/G1)
 
Com dinheiro extra no bolso, a população aquece a economia nesta época do ano. Porém, com uma ajuda do governo, os lojistas já esperam um Natal com vendas muito mais intensas. É que no início do mês, o governo brasileiro anunciou um pacote de medidas para estimular o comércio e a economia do país. Entre elas, destaca-se a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que atingiram os produtos da chamada linha branca. Desta forma, fogões, geladeiras e máquinas de lavar estão com um preço diferenciado.
“Minha esposa está querendo uma geladeira faz muito tempo e chegou a hora de comprar. Por isso vim dar uma olhada no modelo que ela escolheu”, conta Antônio de Oliveira. O gerente de relações públicas da Associação Comercial do Centro de Sorocaba, no interior de São Paulo, acredita que muitas pessoas irão aproveitar a queda do IPI para acabar com a espera pelos eletrodomésticos novos. “O povo brasileiro consome bastante, mas acaba empurrando algumas necessidades, esperando encontrar uma oportunidade como esta para comprar”, diz.
Uma geladeira nova. É isso que a auxiliar de produção Sirlene Cristina de Almeida tanto deseja. Ela conta que estava mesmo esperando a queda do IPI para concretizar a compra. “Realmente os preços caíram. Vou pesquisar um pouco mais, mas com toda a certeza irei comprar a geladeira o quanto antes”, afirma. Ela pretende usar o 13º para dar entrada no eletrodoméstico, parcelando o restante. “Sou uma cliente fiel, pago uma coisa de cada vez e valeu à pela esperar por esta oportunidade”, declara.
Linha branca abrange refrigeradores, fogões, lavadoras automática e semi-automáticas, como tanquinhos (Foto: Adriane Souza)
 
Linha branca: refrigeradores, fogões, lavadoras
automática (Foto: Adriane Souza/G1)
 
 
Bom para o emprego - Com o aumento das vendas dos produtos da linha branca, as indústrias também serão beneficiadas. A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos prevê que as indústrias de refrigeradores, fogões, lavadoras automáticas e semi-automáticas deverão negociar a redução de férias coletivas e a contratação de novos funcionários para aumentar a produção.
A associação estima que a redução do IPI deva aumentar em 10% as vendas em dezembro, comparando com o mesmo período do ano passado. E o primeiro trimestre de 2012 também deve ser afetado, com crescimento de 10% a 15% nas vendas.
“Algumas lojas contratam até seu limite físico para atender os consumidores. Então todos acabam sendo beneficiados”, informa Pessini. O gerente de supervisão de uma loja de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, Domingos Alves, finaliza dizendo que a onda de consumo já está acontecendo. “Até março as pessoas continuarão buscando os produtos de linha branca e nós estamos preparados para isso”, conclui.

fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2011/12/reducao-de-imposto-leva-populacao-lojas-em-sorocaba-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário