O IBGE divulga, na manhã desta terça-feira (6), o número sobre o crescimento do Brasil nos meses de julho, agosto e setembro.
O IBGE vai divulgar, na manhã desta terça-feira (6), o número sobre o crescimento do Brasil nos meses de julho, agosto e setembro. Não é uma boa notícia. O país deve ter crescido em julho, agosto e setembro algo em torno de 0%. Na melhor das hipóteses, 0,3%, mas pode até ficar negativo.
Essa é a apuração que fiz junto a economistas. Como eles chegam a esse número antes dos dados serem divulgados? É que eles analisam todos os dados que fazem parte desse número. Por exemplo, a produção industrial, que fechou negativo nesse trimestre (0,9%). Outro dado, que faz parte da produção industrial são os bens de capital e os bens de consumo duráveis. Ambos tiveram uma grande queda no período. Tudo isso mostra que a produção industrial é parte da formação do PIB, que também tem venda de comércios, serviços e impostos.
A informação não é tão ruim assim. Parece péssimo crescer perto de 0%, mas o ano de 2011 foi muito difícil para todos os países do mundo. O Brasil conseguiu manter o crescimento em um momento que teve terremoto no Japão, crise na União Europeia que não acaba, crise da dívida nos Estados Unidos, elevação do preço do petróleo. Foi um ano muito difícil e, ainda assim, o país está conseguindo manter o crescimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário