Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de março de 2012

Motoristas usam web e tinta para protestar contra buracos no asfalto



Em Goiás, um analista de sistema criou um mapa na internet para que os internautas possam marcar as ruas que tiverem buracos. Outro protesto que se espalhou pelo país foi marcar os buracos com as letras do IPVA em tinta.

Sobre duas ou quatro rodas, os motoristas brasileiros têm um problema em comum: a buraqueira nas ruas que já virou alvo de protestos em todo país.

O analista de sistema Leandro da Silva Lemes não tira os olhos do mapa de Trindade, em Goiás. Na internet, a cidade está quase toda coberta por pontinhos de cor azul. Foi o jeito que ele encontrou para marcar todas as ruas com buracos. “Em questão de duas semanas, 38 colaboradores da cidade inteira começaram a mapear os buracos da sua região”, aponta.
Já são 350 pontos catalogados, com direito a comentários.
Fomos conferir um dos buracos marcados no mapa: na Avenida B. Nela, o internauta escreveu que avenida está intransitável e colocou em letras maiúsculas: “CUIDADO”. Encontramos uma avenida que se parece mais com um queijo suíço. Por isso, os vizinhos decidiram agir.
Depois de esperar por muito tempo por uma operação tapa-buracos, o pessoal teve que improvisar cobrindo os buracos de entulho. “Dá para passar, mais ou menos, mas fica ruim para a gente”, comenta o comerciante Mendes Lima. “Não tinha condições de passar nem a pé”, conta um homem.
Em outras cidades do Brasil, os buracos também se multiplicaram. Nas ruas, em vez de faixa de trânsito, encontramos faixas de indignação. No mês passado, um protesto em Brasília marcou os buracos com as letras do IPVA, o nome do imposto pago pelos donos de veículos. O mesmo protesto chegou a duas cidades mineiras: Barbacena e Frutal, onde, em quatro horas, foram pintados 84 buracos, em apenas uma rua.
“Está de parabéns quem teve a atitude de fazer isso para mostrar para a população e também para os governantes da cidade que realmente precisamos ter um asfalto novo”, defende o consultor de vendas Israel Onoque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário