Total de visualizações de página

sábado, 10 de março de 2012

Miriam Leitão: 'Corte de juros não deve conter o tsunami monetário´

'

Comentarista afirma que, ao todo, três motivos levaram o BC a reduzir a taxa de juros: ritmo da economia, tsunami monetário e a queda da inflação.

A reunião foi até tarde e o Banco Central surpreendeu, decidiu cortar os juros para o menor valor dos últimos três anos. A Taxa Selic ficou em 9,75% ao ano. O governo já vinha dando sinais de que iria reduzir o juro. Esta foi uma primeira medida para estimular a economia depois do PIB do ano passado.
Mas o PIB foi apenas dos motivos que levaram o Banco Central a reduzir os juros. Ao todo, foram três: primeiro, o ritmo da economia, que está muito fraco. O PIB de 2011 ficou muito baixo: 2,7%. O que mais preocupou foi a indústria que teve um crescimento menor ainda. E agora, no começo de 2012 a indústria piorou, caiu 2,1% em janeiro em relação a dezembro.
O segundo motivo é o tal tsunami monetário, que faz com que o país atraia dólares, que vêm para aproveitar os juros altos. Isso derruba ainda mais o dólar, que já está fraquíssimo.
O terceiro motivo para a decisão do Banco Central é que a inflação está caindo e isso abre espaço para a redução.
Esses juros mais baixos são um risco para a contenção da inflação, mas não acho que vá ocorrer isso em curto prazo. Os juros já foram até mais baixos do que esses 9,75%. Em 2009, por exemplo, a taxa chegou a 8,75%, pois a economia estava crescendo pouco e apesar disso a inflação continuou na meta. Mas, o Banco Central tem que ficar atento a qualquer risco.
Pela nota desta quarta, ao fim da reunião, ficou claro que a taxa vai continuar caindo e é de se esperar nova queda da taxa no fim de abril, na próxima reunião.
O corte não deve conter o tsunami monetário. Os juros continuam altos, por isso, dificilmente o dólar vai deixar de entrar no Brasil. Ele está muito fraco pelas dificuldades da economia internacional e por esse excesso de dinheiro, que os Bancos Centrais de Japão, Inglaterra,Estados Unidos e Europa estão jogando nas economias, para evitar a crise. Aí, inunda o mercado de dólar e o dólar vem para os outros países.
Nesta quarta saiu uma notícia de que o FED, Banco Central americano, pode fazer nova compra de títulos de bancos, para dar mais dinheiro para eles. Por aqui, está entrando pouco dinheiro especulativo de curto prazo, os juros estão tão altos que o capital vem para ficar mais tempo, mas continua caindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário