Especialistas do setor de aviação dizem que, para o consumidor, a primeira consequência da união será uma melhor escala nos horários das empresas.
A maior companhia aérea do mundo está comprando parte de uma das maiores companhias aéreas brasileiras. Delta e Gol estão fechando negócio. Especialistas do setor de aviação dizem que para o consumidor, a primeira consequência dessa união será uma melhor escala nos horários de vôos da Delta e da Gol. O Brasil se tornou um mercado disputado porque apresenta níveis de crescimento no setor de aviação muito acima da média mundial.
O anúncio reuniu os presidentes das duas companhias. A americana Delta Air Lines, que tem vôos para 64 países, vai investir US$ 100 milhões na compra de ações preferenciais da Gol, o equivalente a 2,93% do capital total da companhia - pela legislação brasileira, o estrangeiro pode ter no máximo 20% do capital.
Com o acordo, o passageiro brasileiro poderá comprar, pelo site da Gol, bilhetes para trechos nos Estados Unidos operados pela Delta. A Gol tem vôos para 51 destinos no Brasil e 11 na América do Sul e no Caribe, mas nenhum para os Estados Unidos.
Em outubro, era a segunda maior companhia aérea do país, em quantidade de passageiros, atrás da TAM - que negocia uma fusão com a chilena Lan. A Delta chegou a passar por um processo de concordata em 2005. Depois de uma reestruturação, é hoje a maior companhia aérea do mundo em número de passageiros.
“A gente vai conseguir fazer uma oferta de serviços bem mais abrangente para esse consumidor. E sem deixar de vista, sem deixar de lado, o conceito de baixo custo, de baixa tarifa”, afirmou o presidente da gol Constantino Oliveira Jr.
O mercado brasileiro de aviação foi o que mais cresceu no mundo no primeiro semestre: 19%. E mesmo com a desaceleração da economia deve encerrar 2011 com um volume de passageiros pelo menos 10% maior do que no ano passado.
No caso da empresa americana, os representantes disseram que por enquanto não dá para assegurar que as passagens aéreas internacionais terão redução de preços. Mas eles afirmaram que os brasileiros deverão fazer bons negócios. Além disso, eles podem estudar novas rotas aéreas entre Brasil e Estados Unidos.
Para o especialista em aviação Guilherme do Amaral, o acordo é um sinal do interesse dos estrangeiros no Brasil. “O mercado brasileiro é um mercado que cresce a taxas muito difíceis de encontrar no mercado mundial, enquanto mercado americano e mercado europeu passam por uma fase difícil”.
fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/12/delta-anuncia-investimento-de-us-100-milhoes-em-acoes-da-gol.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário