Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Alexandre Garcia: ‘O que resolve é o drogado querer sair da droga’

 

Comentarista do Bom Dia Brasil fala sobre o plano anunciado pelo governo de combate ao crack. 'Internação obrigatória não é a solução', afirma.




O governo anunciou um plano de combate ao crack. Nenhuma droga se espalhou com tanta força e rapidez por todo o Brasil. Mas o plano tem um ponto polêmico: ele prevê a internação dependente, mesmo que ele não queira. Já virou a controvérsia da vez. A dúvida é se a internação involuntária, sem o consentimento do usuário, mesmo que ele não queira, seria mesmo a solução.
Internação, mesmo que o usuário não queira: será a solução para essa tragédia passa mesmo por aí? Internação obrigatória pode até resolver parcialmente em alguns casos, mas o que tem chance de resolver é que o drogado queira ser internado ou queira sair da droga.
Criar enfermaria para internar é estranho, porque não é uma questão de leito, e sim de local espaçoso, de preferência verde, para internação prolongada. Depois de 40 anos cobrindo política, eu fiquei desconfiado. Por exemplo, quanto dos bilhões serão realmente aplicados? Quando vai ser desviado, mal aplicado ou desperdiçado? Aprendi também que os governos fingem que resolvem problemas fazendo grandes lançamentos de programas, que depois são esquecidos e ficam sem resultados e a situação piora.
Sabe-se que é preciso prevenção, internação e repressão ao traficante. Ou seja, é uma questão de assistência social, educação e saúde pública, mas só quem tem feito alguma coisa mesmo é a polícia, na repressão, apreendendo cada vez mais droga e prendendo cada vez mais traficantes na medida do possível.
Mas o número de usuários, e a quantidade de droga e traficantes têm aumentado. O crack virou epidemia. Diminuiu a pasta-base vinda da Colômbia, pelo combate às Farc, mas aumentou a vinda da Bolívia, onde o presidente defende o plantio da folha de coca.
O crack, esse subproduto da cocaína, é mais barato e está substituindo a cachaça, porque tem efeito mais rápido e mais devastador para o corpo humano. Se tem mais crack, é porque tem mais cocaína. O Brasil já deixou de ser país de trânsito da cocaína para ser um dos grandes consumidores mundiais.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/12/alexandre-garcia-o-que-resolve-e-o-drogado-querer-sair-da-droga.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário