Na quinta-feira (10), no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, milhares de pessoas se reuniram para protestar contra a perda de receitas do petróleo.
Ao todo, 150 mil pessoas caminharam pela Avenida Rio Branco, no Centro do Rio. O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes fizeram o percurso a pé. Depois da caminhada, todos se reuniram de um ato público na Cinelândia. No palco montado em frente à Câmara Municipal, houve discursos e shows.
Vários artistas participaram do protesto. “A gente está aqui para defender o que é nosso”, disse o ator Marcelo Novaes. “Vamos defender o Rio de Janeiro”, comentou a atriz Maria Paula.
No Espírito Santo, também houve manifestação. Vinte mil pessoas foram às ruas contra o projeto de lei que prevê redistribuição dos royalties, uma compensação financeira paga a estados e municípios pela exploração do petróleo. Pela proposta já aprovada no Senado, os estados produtores perderiam parte da arrecadação.
Até 2020, os prejuízos chegariam a R$ 8 bilhões no Espírito Santo e a quase R$ 49 bilhões no Rio. As perdas atingiriam 163 municípios dos dois estados. Os governadores do Rio e do Espírito Santo não são contrários à mudança na distribuição de recursos a serem pagos pelos campos de petróleo que ainda serão explorados, como o pré-sal, mas criticam a proposta de que a nova regra valha também para campos já licitados.
“O que o Rio não quer é que se invadam receitas já assumidas e que têm a ver com segurança pública, com saúde, com educação e com pagamento de aposentadorias”, afirmou o governador do Rio, Sérgio Cabral.
“Nós não queremos avançar sobre a receita e sobre os direitos de ninguém, mas não queremos também que ninguém avance sobre as nossas receitas e o nosso direito”, declarou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.
fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/11/passeatas-contra-distribuicao-de-royalties-reunem-milhares-em-rj-e-es.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário