Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Prefeituras e Câmaras municipais correm para contratar concursados

 

A temporada de concursos públicos está aberta. São mais de seis mil vagas no país. Perto das eleições, é proibido contratar novos funcionários.



 





Se você não está se preparando para um concurso público, certamente conhece alguém que está. São milhares de brasileiros que se preparam. São milhares as vagas de emprego que vão ser abertas nos próximos meses. Prefeituras e Câmaras municipais correm para cumprir a lei, porque no ano que vem tem eleição. Perto da eleição, é proibido contratar novos funcionários.
Confira no G1 a lista de concursos e oportunidades de vagas em todo o país
As principais vagas são para professor, auxiliar administrativo e limpeza. “Todo mundo quer, todo mundo vai fazer e eu vou fazer também”, disse uma senhora.
A equipe de reportagem do Bom Dia Brasil fez um levantamento em cinco estados: Bahia, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais e Goiás. São 6.321 vagas em 77 concursos públicos previstos para os próximos meses – a maioria de prefeituras e Câmaras municipais.
Em Goianira, a 20 quilômetros de Goiânia, o último concurso público foi realizado recentemente, há dois anos. Mas a prefeitura alega que precisa de um novo concurso, porque a cidade cresceu e em algumas funções é difícil manter o funcionário público. É o caso de quem trabalha na limpeza das ruas da cidade.

“Todo nosso cadastro de reserva, principalmente de professores, todos já foram chamados e já expirou. Então, nós temos de fazer o concurso para as vagas já existentes e com um cadastro bem grande de reserva exatamente para poder suprir a necessidade que, com certeza, vai vir para os próximos anos”, afirma o prefeito de Goianira, Carlos Alberto Andrade.
Em Ipameri, a 200 quilômetros da capital, a última seleção foi há dez anos. Só agora, no final do mandato do atual prefeito, é que saiu um novo edital.
“O atraso não foi por vontade do prefeito dessa administração. Foi por questões administrativas, normativas e que infelizmente a gente tem de cumprir”, justificou a secretária de Administração de Ipameri, Maria Cristina Dutra.
Apesar das justificativas, o Ministério Público está atento ao cumprimento da lei, já que no ano que vem tem eleição para prefeito e vereadores.

“A legislação eleitoral coloca um prazo máximo para homologação do resultado final do concurso, que é três meses antes do pleito. Então, o que a gente percebe é que muitas vezes os concursos são disparados e são atropeladas as exigências legais para que se consiga homologar esse concurso no prazo devido”, afirma o promotor Humberto Machado

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/11/prefeituras-e-camaras-municipais-correm-para-contratar-concursados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário