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quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Consumidor que suspende serviços pode economizar durante as férias

 

Uma dica para quem vai tirar férias agora no fim do ano: além de descansar, é possível economizar também.



A jornalista Carol Oliveira ficou dois meses longe de casa e descobriu que podia fazer uma economia e tanto. Pediu para a empresa de TV a cabo suspender o serviço. “Eu tive uma economia de R$ 140. Eram duas prestações que eu não precisei pagar, porque eu não estava usando a TV”, contou.
Durante as férias, muita gente viaja e deixa a casa vazia. É direito do consumidor pedir a interrupção temporária de alguns serviços como a TV a cabo, o telefone fixo ou até mesmo celular. “O período mínimo de desligamento é de 30 dias e o máximo de 120 dias. Não há qualquer custo para o desligamento e para o religamento”, explica o advogado Aírton Cezar de Meneses.
Quando o consumidor avisa que voltou para casa, as empresas são obrigadas a restabelecer o serviço em 24 horas. O abastecimento de água e luz também pode ser suspenso, mas nem sempre vale a pena, porque é preciso pagar taxas para desligar e religar.
“Não compensa pedir desligamento de água e luz a não ser que o consumidor for ficar um longo período fora de casa, com quatro ou seis meses fora de casa”, acrescenta o advogado Aírton Cezar de Meneses.
Para academias de ginástica e outros serviços, como assinatura de jornais e revistas, não há uma lei que obrigue as empresas a suspender a cobrança. Mas o consumidor pode e deve tentar negociar.
Uma academia oferece a possibilidade de suspender a cobrança por até 180 dias, mas o cliente tem de avisar com antecedência. Ano passado Thalia tirou férias e aproveitou o benefício. Agora ela já está se programando de novo. “Entre o Natal e o Ano Novo eu vou tirar uma folguinha de uns 15 dias e com isso eu vou poder economizar a metade de uma mensalidade”, comentou a jovem.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/11/consumidor-que-suspende-servicos-pode-economizar-durante-ferias.html

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