RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras teve lucro líquido de 6,336 bilhões de reais no terceiro trimestre, montante 26 por cento menor do que o de igual período de 2010, devido principalmente ao impacto da alta do dólar ante o real, embora o número tenha superado as previsões de analistas.
O Ebitda (ganho antes de juros, impostos, depreciação e amortização), uma medida da capacidade de geração de caixa, ficou em 16,67 bilhões de reais, aumento de 13,14 por cento ante o terceiro trimestre de 2010.
Sobre o efeito no endividamento em dólar, a petroleira informou que a variação de 19 por cento em favor do dólar ante o real no trimestre 'resultou em uma variação monetária e cambial de 6,6 bilhões de reais'.
Investidores e analistas já esperavam por um impacto da variação do dólar nas contas da empresa.
Pesquisa da Reuters indicou que era esperado um lucro líquido ainda menor, de 4,8 bilhões de reais. .
A empresa registrou um aumento na receita total de suas vendas, que foi a 64,179 bilhões de reais no terceiro trimestre, ante 54,7 bilhões há um ano. Colaborou para isso o crescimento da demanda por combustíveis no Brasil.
'O mercado brasileiro de derivados continua apresentando expansão superior ao crescimento da economia brasileira e ao mercado mundial', informou a empresa no comunicado.
As vendas de diesel, por exemplo, subiram 9 por cento no trimestre, enquanto as de querosene de aviação registraram alta de 6 por cento em relação ao trimestre imediatamente anterior.
'Continuamos investindo na expansão do nosso parque de refino, fortalecendo o posicionamento da Petrobras como uma companhia integrada', acrescentou a empresa.
(Reportagem de Sabrina Lorenzi e Marcelo Teixeira; edição de Aluísio Alves)