Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Rodrigo Pimentel: 'Imposto elevado aumenta contrabando de cigarros'

 

Segundo a OMS, o aumento de 10% do preço representaria a queda de 8% de consumidores. No Brasil, isso não aconteceu.




Um problema de fronteira e de envolvimento de policiais. Essa operação desta quarta-feira (23) prendeu na verdade seis policiais. Na segunda, foram 31 policiais presos pela Polícia Federal em outra operação de repressão ao cigarro.
O que ocorreu com o cigarro no Brasil nos últimos 10 anos? Há um consenso mundial: restrição do local de fumo, proibição da publicidade e aumento de imposto, isso reduz o consumo. No entanto, o aumento do imposto no Brasil, gerou o aumento do contrabando. Comparando o cigarro popular de R$2,40, vindo do Paraguai, chega ao Brasil por R$0,40, um sexto do preço. Existem alguns cigarros que chegam por um décimo do preço.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) dizia que o aumento de 10% do preço representaria a queda de 8% de consumidores. No Brasil isso não aconteceu. Gerou aumento do contrabando. Centenas de policiais foram presos nos últimos 10 anos. Uma tonelada de cigarro é apreendida por dia. Isso gerou um maior esforço da polícia brasileira nas fronteiras brasileiras.
Na semana passada começou a Operação Ágata 3, um empenho do Exército brasileiro, que não estava nessa operação, também atuando no policiamento de fronteira e, possivelmente, cigarros serão apreendidos nessa operação.
fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/11/rodrigo-pimentel-imposto-elevado-aumenta-contrabando-de-cigarros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário