Palco da história e localizada no ponto mais alto da cidade, a Avenida Paulista reúne brasileiros de todas as partes e visitantes de todo o mundo.
Nenhum outro lugar representa tão bem a cidade de São Paulo como a Avenida Paulista. De todas as tribos, costumes, comércios e de toda gente. É palco de manifestações e de violência também. A avenida faz aniversário esta semana: no dia 8. Está completando 120 anos.
No século 19, ali viviam proprietários de fazendas de café. No século 20, chegaram os imigrantes que fizeram fortuna com as indústrias. Mais tarde, a avenida se tornou endereço de bancos, empresas financeiras, de serviços e de inúmeras manifestações populares. Palco da história, a Avenida Paulista também reúne brasileiros de todas as partes e visitantes de todo o mundo.“Aqui é o centro de tudo, é o Centro de São Paulo, o coração”, comenta o nutricionista Yughi Maia Siqueira. “Tem prédios comerciais, tem cultura, teatro, restaurantes, tem de tudo”, destaca a atriz Lígia de Camargo.
“Tudo que você precisa está aqui. Então, precisa conhecer”, diz a supervisora de call center Daniele Cristina Nascimento. “São vários tipos de pessoas, todo mundo se vestindo de cada jeito”, aponta a estudante Cristina Camargo.
“A gente encontra desde mulher de salto alto, maquiada, como mais descolada, de dred. Eu sou uma mistura de não sei dizer”, brinca a atriz e terapeuta corporal Kelly Lasser Assumpção. “É o lugar do mundo que eu mais gosto. Todo mundo na correria e estresse”, comenta o vendedor Sebastian Mizdraji.
“Passear pela Paulista já é um programa”, diz o nutricionista Yughi Maia Siqueira. “O pessoal fazendo show às vezes na rua, alguma coisa desse tipo”, aponta o atendente Cauê Matos. “A única coisa que atrapalha um pouco geralmente são as manifestações que ultimamente são feitas”, acredita o advogado Edvar Cardoso Júnior.
A equipe de reportagem do Bom Dia Brasil veio conhecer dois moradores da Paulista: a dona de casa Bernardete de Souza e o Tadeu. Eles moram em um apartamento de 38 metros quadrados. Os filhos da Dete dormem no apartamento Eles têm uma visão da Paulista bonita e iluminada. “Maravilhosa a Paulista, é um paraíso. Eu amo isso aqui”, diz a dona de casa Bernardete de Souza Antonio.
Anoiteceu, e a Paulista continua fervilhando. É o pessoal voltando para casa depois de um dia de trabalho. O trânsito é intenso. É a Paulista que não para.
“Sentar, happy hour, fim de tarde e beber uma cerveja”, comenta a estagiária Fernanda Almeida. “Dá para gastar de R$ 2 com uma coxinha. Depende do seu bolso”, diz o analista de sistemas Jorge Gomes. “O comércio aqui é geral, de tudo você encontra para comer, para beber e para comprar. É maravilhoso em todos os sentidos”, destaca a estagiária Marília Cristina Nery.
A Avenida Paulista concentra quase três mil empresas que, junto com os serviços e o comércio, atraem 1,5 milhões de pessoas por dia. Ela fica no ponto mais alto da cidade. Ou seja, já nasceu para chamar a atenção e para ser vista mesmo.
fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/12/sintese-de-sao-paulo-e-do-brasil-avenida-paulista-comemora-120-anos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário