Cinegrafista amador registrou tapete coberto pelas abelhas, que saem das colmeias nessa época do ano em busca de novas moradias.
Se a primavera é tempo de amor. Quando vai chegando o verão, é hora de sair de casa. É a estação da ferroada. Uma visita indesejada, daquelas que chegam, dão trabalho e não tem data para ir embora. Por causa da reforma em casa, a auxiliar de enfermagem Sandra Medeiros deixou alguns móveis na garagem. Foi o sofá que as abelhas escolheram para ficar. “Começou a vir um monte de abelhas, aí meu filho fez uma fumaça para espantar e elas foram embora. De repente, voltou muito mais”, comentou.
O registro feito por um cinegrafista amador mostra um tapete coberto pelas abelhas. No quintal do aposentado Paulo de Alcântara, a casinha de passarinhos também foi tomada por elas. “Elas me atacaram. Foram 18 ferrões nas minhas costas”, calcula.
É na primavera, por conta das flores, que as abelhas mais se reproduzem. À medida que o verão se aproxima, elas saem das colmeias em busca de uma nova moradia. Por causa disso, a presença das abelhas na área urbana é tão comum nessa época do ano.
Para evitar a invasão, a dica é não deixar restos de alimentos doces e manter as lixeiras sempre tampadas. Quem for surpreendido por enxames deve chamar um apicultor o mais rápido possível. Os bombeiros só atendem se alguém tiver sido picado. A orientação é não tentar espantá-las com água, fogo ou barulho.
“Ela é perigosa, porque ela é ferra, para proteger a rainha e o mel dela, então qualquer barulho já chega para deixá-la nervosa”, explica o apicultor Arlindo Ventura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário