Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

HC de São Paulo desenvolve nova técnica contra aumento da próstata

A técnica usa minúsculos grãos de resina. Eles são injetados em um catéter, que entra no corpo do paciente pela virilha, e vai até a próstata.

 


Em São Paulo, médicos de um hospital público desenvolveram uma técnica que interessa muito aos homens. É uma forma nova de combater o aumento benigno da próstata.
Não é qualquer coisa que derruba o aposentado Cláudio Luiz. Aos 67 anos, é atleta. Mas, um dia, não teve mais pique. “Dava a sensação que ficou algo dentro. Depois travou totalmente”, conta.
A doença que seu Cláudio teve atinge muitos homens depois dos 40 anos. Aos 50, metade já tem. Só que nem todos apresentam os sintomas. É a hiperplasia, ou crescimento da próstata. A glândula fica maior e, dependendo do tamanho, pode apertar a bexiga e a uretra.
Normalmente os remédios resolvem, mas, se parar de tomá-los, o problema volta. Casos mais sérios precisam de cirurgia. Os médicos raspam dentro da próstata para diminuir o tamanho dela.
“A única consequência do tratamento cirúrgico tradicional é a eliminação da ejaculação. E tem uma chance reduzida de ter filhos”, explica o urologista Alberto Antunes.
A técnica que o Hospital das Clínicas de São Paulo desenvolveu usa minúsculos grãos de resina. Eles são injetados em um catéter, que entra no corpo do paciente pela virilha e vai até a próstata. Lá, os grãos são lançados dentro de alguns vasos sanguíneos para entupi-los.
“Uma vez interrompido esse caminho, a próstata murcha, reduz o tamanho. E vai aliviar a passagem de urina, e o paciente volta a urinar normalmente”, aponta Francisco Cesar Carnevale, médico responsável pela pesquisa.
Segundo os médicos, essa técnica não provoca sangramento e não atrapalha a vida sexual do paciente. Ele recebe anestesia local e volta para casa no mesmo dia, no máximo no dia seguinte. Segundo o Hospital das Clínicas, centros médicos dos EUA, França, Alemanha e Coreia do Sul já entraram em contato para aprender como se faz.
Seu Cláudio, um dos primeiros pacientes a passar pela operação, saiu do hospital andando e retomou a vida normal. “Voltei a trabalhar, a correr e fazer esporte. Estou feliz da vida”, comemora.

fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/10/hc-de-sao-paulo-desenvolve-nova-tecnica-contra-aumento-da-prostata.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário