Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

'Crescei e multiplicai-vos', mas como encher as barrigas?, indaga Garcia

 

ONU prevê que, até 2050, 70% da população do mundo se concentrem nas cidades. O que pesquisadores brasileiros têm feito na área de alimentação?

 


A previsão da ONU é de que, até 2050, 70% da população do mundo se concentrem nas cidades. O que os pesquisadores brasileiros têm feito na área de alimentação? Vai ser necessário alimentar muita gente, com mais eficiência e menos espaço.
O velho testamento dizia “Crescei e multiplicai-vos e enchei a terra”, mas como encher as barrigas? O Brasil até que não vai mal: a taxa de fecundidade é de dois filhos por mulher em período reprodutivo. O problema é que isso é a média. Os ricos se reproduzem pouco e os pobres, muito.
Temos 22 habitantes por quilômetros quadrado. Isso é bom se compararmos com o Japão, que tem 331 habitantes por quilômetros quadrado. O problema é que, como dizia Roberto Campos: "as crianças nascem onde estão as mães". E as mães não estão na Amazônia, elas estão nas periferias das grandes cidades e no Nordeste. É preciso alimentar essas crianças para que elas possam ter um crescimento saudável, possam estudar e trabalhar.
A Embrapa tem feito milagres. Aumentou a extensão da terra plantada em 30%, mas a produtividade cresceu 60% graças a pesquisa da Embrapa, que já rendeu um prêmio, que é um complemento do Nobel de Agricultura, em 2006.
Alysson Paulinelli, ministro que impulsionou a Embrapa, e o pesquisador Embrapa, Edson Lobato, foram aos Estados Unidos receber o prêmio.
O reconhecimento de um trabalho que é de uma estatal excepcional, que faz com que cresça a produção no Brasil.
Temos que eliminar ainda alguns entraves: burocracia, altos impostos, capacidade de escoar prejudicada por ferrovias ruins, falta de ferrovias, falta de portos eficientes. Enfim, a natureza deu sol, deu terra, deu água para o Brasil e a Embrapa está provando que, fazendo a sua parte, conseguimos produzir alimentos até para vender para os outros e ganhar com isso.


fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/10/crescei-e-multiplicai-vos-mas-como-encher-barrigas-indaga-garcia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário