SÃO PAULO - O Governo vai exigir que as montadoras coloquem selos nos carros informando qual o consumo de combustível na cidade e na estrada.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, a etiquetagem será obrigatória dentro de um ano. “Esse é um prazo razoável para a indústria se adaptar à exigência”, afirmou.
Segundo Barbosa, o selo não deve ser utilizado para criar uma tributação diferenciada para carros que consomem menos, já que isso privilegiaria carros elétricos importados.
A intenção é informar as pessoas sobre a eficiência energética dos veículos, como acontece com os produtos da linha branca (que apresentam a etiqueta com o consumo de energia). “Trata-se de uma medida voltada para o consumidor”, disse.
Benefício fiscal para indústria automotiva
Entretanto, o secretário ressaltou que o Governo poderá conceder benefício fiscal para a indústria automotiva como forma de estimular o setor a investir em pesquisa para desenvolvimento e inovação tecnológica voltada para a fabricação de veículos.
“O foco é trazer mais produção, mais pesquisa em desenvolvimento e inovação tecnológica e mais emprego para o Brasil”.
Segundo ele, devido à complexidade da cadeia produtiva, ainda não foi definido quais benefícios fiscais poderão ser dados ao setor. “Antes de estabelecer o benefício é preciso definir os critérios. Uma coisa é um ppb (partes por bilhão) de um computador, outra coisa é um ppb de um carro. Esse é o tamanho do desafio que temos nesse momento”, concluiu.

fonte: http://dinheiro.br.msn.com/suascontas/ve%c3%adculos-ter%c3%a3o-selo-que-indica-consumo-de-combust%c3%advel?page=0