Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Fazendeiro oferece égua a homem que perdeu animal de estimação no interior de São Paulo

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

  • Cristiano abraça égua Estrela minutos antes da morte do animal, atropelado em rodovia em SP Cristiano abraça égua Estrela minutos antes da morte do animal, atropelado em rodovia em SP
Sensibilizado com a história do faxineiro Cristiano Verola, 28, que perdeu sua égua de estimação em um acidente na terça-feira passada (21) em Serrana (a 313 km de São Paulo), o fazendeiro Juarez Schmitel, 54, decidiu oferecer um outro equino à família do rapaz. O animal, batizado de Estrela, tinha 13 anos e teve que ser sacrificado após sofrer várias fraturas nas patas depois que um carro bater contra a carroça que ela puxava.
No momento do acidente, a carroça estava sendo conduzida por Sebastião Verola, 58, pai de Cristiano. Algum tempo depois da batida, Cristiano chegou ao local, viu a égua Estrela agonizando e chorou junto ao corpo do animal. “Nós somos assinantes do UOL, e eu vi no site a foto do rapaz com a égua, chorando. Foi muito triste”, conta o fazendeiro.
Schmitel mora na zona sul de São Paulo e tem uma fazenda de eucalipto em Itapeva, no interior do Estado, na qual cria burros, carneiros, cavalos e cerca de 80 éguas mestiças das raças manga larga marchador e mineiro. “Eu dou um animal para ele, mando levar até lá, rapidinho. Só preciso saber se ele prefere uma égua ou um cavalo”, disse o fazendeiro à reportagem.
Os animais do fazendeiro, no entanto, terão de ser amansados pela família Verola. “São animais de sela, nenhum de carroça. Eles vão ter que amansar”, afirmou.

Doações

A Prefeitura de Serrana está coletando doações em dinheiro para comprar um animal para a família Verola. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, as doações estão sendo recebidas pelo Fundo Social de Solidariedade. O objetivo é comprar outro cavalo para o faxineiro, ao custo de R$ 1.500. Já manifestaram interesse em ajudar pessoas de Campinas, São Paulo, Belo Horizonte e moradores de Serrana.
  • José Bonato/UOL Acompanhado por três dos cinco filhos, Sebastião Verola, 58, pai de Cristiano, que conduzia a carroça com a égua no momento do acidente. Ele perdeu a orelha direita e recebeu vários pontos na cabeça.
Os interessados em colaborar devem ligar para (16) 3987-1321 ou escrever para imprensa@serrana.sp.gov.br. Até a manhã desta terça-feira (28), a assessoria de imprensa da prefeitura já tinha contabilizado cerca de 90 e-mails, além de dezenas de telefonemas para o Fundo Social de Solidariedade do município.
A ideia é entregar as doações em dinheiro para a família para que os Verola decidam o que fazer: se compram um novo animal ou outra carroça, já que a que tinham ficou completamente destruída pelo acidente.

Família

O acidente deixou ferido Sebastião Verola, 58, pai de Cristiano, que perdeu a orelha direita e recebeu vários pontos na cabeça. A égua, embora pertencesse a Cristiano, era usada pelo pai. Sebastião transportava, com a ajuda de Estrela, restos de comida que recolhia na cidade para alimentar os porcos que cria no quintal de casa. Agora, diz, vai ser preciso usar a bicicleta para buscar a lavagem.
“O Cristiano deixava eu usar a égua só duas vezes por semana. Outra condição que ele impunha era não deixar ela se esforçar muito. Quando eu desrespeitava esse acordo, ele brigava comigo”, afirmou o pai no último domingo ao UOL Notícias, com a cabeça ainda enfaixada devido aos ferimentos do acidente.
Estrela era o xodó não só de Cristiano, mas de toda a família, principalmente das três irmãs mais novas, que choraram muito ao saber do sacrifício. “A Estrela era muito mansinha. A gente brincava muito com ela. Está fazendo uma falta muito grande”, disse Juliana, 12. Já Cristiano, segundo os irmãos, dava banhos constantemente em Estrela. A égua foi adquirida pelo faxineiro por R$ 1.400, de forma parcelada.
A família Verola ficou espantada com a repercussão da morte de Estrela e com o interesse das pessoas em doar outro animal. “Gente do Brasil todo, né?”, perguntou Sebastião. A família mora na beira da estrada vicinal que liga Serrana a Altinópolis, onde ocorreu o acidente. Sebastião, a segunda mulher, Jesonita, 37, e os cinco filhos vivem numa casa simples, em cuja entrada está escrito, numa tabuleta em forma de peixe, “Família Verola”.
Cristiano, assim como o pai e a madrasta, é faxineiro. Ele tem paixão por cavalos e frequenta a casa de um vizinho que comercializa animais. “Eu conheço o Cristiano desde quando ele era molequinho. Ele sempre foi louco por cavalos”, afirma o vizinho Sebastião Paulino Caetano, 66, que compra e vende equinos.
*Com reportagem de José Bonato, em Serrana (SP)

fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/06/28/fazendeiro-oferece-egua-a-homem-que-perdeu-animal-de-estimacao-no-interior-de-sao-paulo.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário