Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Inflação é o principal temor dos brasileiros, segundo pesquisa

 
SÃO PAULO – A inflação é a maior preocupação dos brasileiros, segundo pesquisa da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgada nesta quarta-feira (22).

De acordo com o levantamento, ao considerar respostas únicas, 26% dos entrevistados se preocupam com o aumento dos preços, número maior do que aqueles que se preocupam com a violência urbana (23%) e o desemprego (20%), por exemplo.

Considerando respostas múltiplas (quando o entrevistado pode dar mais de uma resposta), a inflação foi citada como um dos maiores problemas por 42% dos entrevistados.

Classe social e idade

As classes sociais mais ricas se preocupam mais com a alta dos preços. De acordo com a pesquisa, 36% dos entrevistados pertencentes às classes A e B temem a inflação, contra 25% da classe C e 14% da classe D e E.

A preocupação com a elevação dos preços foi mais acentuada entre os entrevistados mais velhos. Segundo a pesquisa, 39% dos entrevistados com mais de 60 anos temem a inflação em primeiro lugar.

Na faixa entre 45 e 59 anos, 34% dos entrevistados deram a mesma resposta, enquanto entre 35 e 44 anos, o número cai para 23%. Para aqueles com idade entre 16 e 24 anos e entre 25 e 34 anos, os percentuais foram de 19% e 17%, respectivamente.

Ainda segundo o levantamento, 30% dos homens temem a inflação, enquanto entre as mulheres, o percentual é de 22%.

Pesquisa

Para os dados de maio da pesquisa Pulso Brasil, foram feitas 1000 entrevistas, em 70 cidades de 9 regiões metropolitanas. As entrevistas foram feitas entre os dias 23 e 31 de maio.

fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/06/22/volta-da-inflacao-e-principal-temor-dos-brasileiros-segundo-pesquisa.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário