Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Número de casos de estupro cresce nas grandes cidades brasileiras
Nos quatro primeiros meses do ano foram 525 casos só na capital do Rio de Janeiro. Em Brasília, o aumento foi de mais de 50%.
Os casos de estupro estão assustando os moradores de Brasília. O aumento acontece também em outros estados. Uma sensação de insegurança generalizada. O número de casos de estupro vem crescendo nas grandes cidades brasileiras. Nos quatro primeiros meses do ano foram 525 casos só na capital do Rio de Janeiro. Em Brasília, o aumento, nos primeiros três meses deste ano, foi de mais de 50%.

O homem algemado na delegacia foi o último criminoso preso por estupro em Brasília. Foi pego depois de atacar cinco mulheres. Dias antes, um suposto flanelinha atacou uma mulher no estacionamento de um supermercado na região central da cidade.

O aumento dos casos de estupro está preocupando a população de Brasília. Muitos ocorrem em plena luz do dia e em lugares públicos. O primeiro levantamento divulgado em 2011 indica crescimento de 51% na comparação com o ano anterior. No primeiro trimestre de 2010 foram comunicados à polícia 109 casos. Este ano, foram 165.

O governo relaciona as ocorrências ao maior consumo de drogas e ao crescimento da população de rua. São mais de 2,5 mil pessoas nesta situação.

“Nós sabemos que a maioria dessas violências que têm ocorrido no Distrito Federal tem sido desencadeada por essas pessoas que, drogadas, acabam cometendo o crime”, aponta o subsecretário de Operações da Secretaria de Segurança Pública, Jooziel Freire.

Outros estados também registraram crescimento. No Rio de Janeiro, no primeiro trimestre deste ano, foram registrados 15% mais casos de estupro do que no mesmo período de 2010. Em São Paulo o aumento foi de 16%.

A secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, pede maior rigor na punição dos criminosos. “Nós temos que contribuir com programas e com recursos. É preciso que haja uma parceria mais adequada com mais eficiência e rapidez na instalação e na manutenção da rede de proteção”, diz Iriny.

Enquanto houve aumento no número de casos de estupro no Distrito Federal, outros crimes registraram queda. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, os crimes contra a pessoa, que englobam homicídio, tentativa de homicídio e lesão corporal, caíram 1,8%. Os crimes contra o patrimônio tiveram redução de 6,3%

Nenhum comentário:

Postar um comentário