Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Gmail é hackeado na China, mas governo nega envolvimento

Foto: Getty Images
 
Segundo porta-voz chinês, Google teria segundas intenções em acusar o país dos ataques
por Jackie Salomao

O todo-poderoso Google sofreu um ataque hacker na última quarta (1º) vindo de uma região da China. Funcionários do governo dos Estados Unidos, ativistas políticos e até jornalistas teriam tido suas contas invadidas.
Dessa vez, os ataques teriam vindo da cidade de Jinana, 400km de Pequim, onde se localiza uma escola técnica de computadores. Na região também se encontram departamentos reconhecidos do Exército de Libertação Popular, o que levantou suspeitas de que o ataque teria sido orquestrado pela China. O governo chinês, no entanto, negou qualquer tipo de envolvimento com os ataques.
Para o Google, os usuários foram enganados pelos hackers, que roubaram as senhas por meio da criação de sites falsos – golpe conhecido como 'phishing'. O golpe funciona assim: as pessoas recebe um email com um arquivo anexado e, ao baixar o arquivo, o usuário é direcionado para uma página falsa do Gmail, que pedia novamente a senha da conta. Assim, os hackers pegavam os dados para acessar os dados das vítimas.
Segundo o porta-voz do governo da China, Hong Lei, as denúncias são inaceitáveis. Ele afirma que o ataque hacker é um problema mundial e que a China foi também vítima. "A denúncia de que o governo chinês apóia esse tipo de atividade é uma acusação sem fundamento", disse Hong Lei.
Ainda de acordo com o governo chinês, o Google teria segundas intenções em culpar a China por esses ataques. Apesar de negar as acusações, Pequim reconheceu que nas últimas semanas teria tomado providências para monitorar a internet para defesa própria, segundo o 'Wall Street Journal'.
O FBI já está de olho nas invasões e está trabalhando em conjunto com o Google para investigar os ataque.



fonte: http://mtv.uol.com.br/memo/gmail-e-hackeado-na-china-mas-governo-nega-envolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário