Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mulheres dão a palavra final nas finanças da família

 

Pesquisa mostra que elas decidem sobre orçamento e até compra das roupas deles. Salário das mulheres ganha participação decisiva na renda.


Sabe aquele papo da última palavra da casa ser sempre do homem? Está valendo. E sabe qual é? “Sim, querida”. Uma pesquisa mostrou que as mulheres estão cada vez mais firmes no comando do orçamento familiar.
A dona de casa virou a dona da casa. E quem diz isso são os homens, que confirmaram: cada vez mais elas controlam o orçamento familiar e mandam inclusive no dinheiro que eles ganham. 
Em todo o Brasil não foi só o perfil de consumo das famílias que mudou. Quem paga as contas, quem decide o que entra e sai do orçamento doméstico agora tem uma influência maior da mulher. “Ela quem manda na casa, assumidamente, desde o início”, diz um senhor. “Eu moro com duas mulheres. Não tem jeito, as duas mandam”, conta um homem.
Uma pesquisa nacional mostrou que a última palavra é mesmo delas e as perguntas foram todas respondidas por homens. Na hora de escolher os alimentos, assim como produtos de higiene e de limpeza, mais de 80% disseram que a decisão é das mulheres. Até quando vão comprar uma peça de roupa 77% dos maridos querem uma opinião feminina.
“Ela quem escolhe para mim”, diz um homem. Até da roupa do companheiro a mulher é dona? “Sim, sou”, confirma a mulher.

O fim de semana também é programado na maioria das vezes pelas mulheres. “Vim com ela, que já definiu”, conta um senhor.
Até para comprar um carro, o palpite dela é fundamental. O zootecnista Thiago Delgado só fechou negócio depois de consultar a esposa. “Ela é mais preocupada com essa questão de espaço, que vai ser considerada para a família. A princípio, não tinha pensado nisso”, conta Thiago Delgado.
Outro dado interessante do estudo é que 82% dos homens afirmam que são as esposas que controlam o orçamento familiar. Mais que isso: seis em cada dez mulheres tomam conta do dinheiro deles.
A influência em casa tem uma explicação que vem se confirmando nos últimos anos. O salário das mulheres ganhou uma participação decisiva no orçamento das famílias. “À medida que há essa divisão de responsabilidades, também há a credibilidade maior, o direito de dar opinião, o direito de decidir, o direito de conquistar”, diz a psicóloga Rita Khater. “A última palavra é sempre dele: sim, senhora”, brinca uma mulher.
A pesquisa apontou ainda que as mulheres andam palpitando até no que os homens comem. Isso é muito bom porque, historicamente, as mulheres sempre se preocuparam mais com a saúde.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/08/mulheres-dao-palavra-final-nas-financas-da-familia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário