Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Dono de lava-jato dá dicas de como retirar manchas de veículos

 

Tinta de uso doméstico é um dos materiais mais difíceis de serem removidos. A solução nesses casos é o polimento.


No fim de semana, tem muito brasileiro que faz a mesma coisa: lava o carro. Sua pra tirar as manchas, mas nem sempre consegue. Boa notícia: tem jeito para quase tudo.
Morcegos deixaram a maior sujeira no carro da professora Renata Dutra. “Acredito que ele deve estar morando lá em casa, porque só de uns dias pra cá que apareceu. Só o lava-jato mesmo para dar jeito”, diz a professora.
Primeiro, uma ducha. Para ensaboar, usa-se uma mistura de água e xampu neutro para automóveis. Mas o capô ainda ficou um pouco manchado. “Porque demorou muito tempo. Sempre quando acontecer isso, você deve limpar o mais breve possível, porque nem com cera a gente consegue tirar isso nesse momento”, explica dono de lava-jato Ricardo Marques.
Fezes de pássaros também devem ser removidas rapidamente para evitar marcas. “Danificou a pintura e isso aqui acaba não saindo nunca mais”, conta Ricardo. A seiva de algumas árvores pode prejudicar a lataria. Se depois de lavar com o xampu, a nódoa não sair, o especialista ensina o que fazer: “pega o querosene, que é um solvente, mas não agride a pintura, e molha com uma estopa. Passe na superfície até derreter a nódoa”, ensina.
A tinta de uso doméstico é um dos materiais mais difíceis de serem removidos. Uma caminhonete já foi lavado várias vezes, mas os respingos não saíram do para-choque. A solução nesses casos é o polimento, processo que remove uma pequena camada de tinta da lataria e devolve o brilho à pintura. Chiclete colado no banco sai com gelo. “Passa no chiclete até ele endurecer. Quando ele estiver firme, duro, você vem com uma lâmina sem ponta e vai tirando, vai saindo tudo fácil”, explica o dono do lava-jato.
Para riscos de caneta, use sabão de coco. “Com uma escova macia, você esfrega com movimentos circulares e faz com que toda ela saia”, conta Ricardo Marques. Chocolate no tecido? Misture três colheres de sopa de detergente comum em um litro de água. Depois, molhe uma escova macia, esfregue e aspire o local. “Quando caem outras coisas, como ovo, sangue, molho de tomate, suco e leite, a gente faz o mesmo procedimento”, ensina.
Um pedaço de fita adesiva pode resolver o incômodo dos pelos de animais. “Você passa em cima do banco. Passou, tirou, como se estivesse depilando”, diz Ricardo Marques.


fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/08/dono-de-lava-jato-da-dicas-de-como-retirar-manchas-de-veiculos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário