Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Crise leva primeiro-ministro do Japão a anunciar renúncia ao cargo

 

Durante a gestão de Naoto Kan, o Japão entrou em recessão e foi ultrapassado pela China como segunda maior economia do mundo.



No Japão, a expectativa se confirmou. O primeiro-ministro, Naoto Kan, anunciou nesta sexta (26) que vai deixar o cargo. O correspondente Roberto Kovalick falou sobre a renúncia de Kan. Durante a gestão de Naoto Kan, que durou pouco mais de um ano, o Japão entrou novamente em recessão e foi ultrapassado pela China como segunda maior economia do mundo. Além disso, 70 % dos japoneses estavam insatisfeitos com a resposta de Kan ao terremoto, tsunami e ao acidente na Usina de Fukushima em março.
O partido Democrata, que tem a maioria na câmara baixa, o equivalente à Câmara dos Deputados, vai escolher o sucessor de Kan na segunda-feira. Há dois candidatos principais. O atual ministro das Finanças Yoshihiro Noda e o ex-ministro de Relações Exteriores, Seiji Maehara. Será o sexto primeiro-ministro japonês em cinco anos. É um cargo com alta rotatividade.
Governo de Fukushima devolve dinheiro enviado pela Cruz Vermelha
O governo da província de Fukushima devolveu dinheiro enviado pela Cruz Vermelha para atender às vítimas do terremoto, tsunami e crise nuclear. Ocorreu o seguinte: as províncias, que equivalem aos estados no Brasil, fizeram estimativas do número de vítimas e casas destruídas pelas tragédias para receber dinheiro da Cruz Vermelha. No caso de Fukushima, o governo fez, recentemente, um novo levantamento e se deu conta de que o número real de vítimas é inferior ao estimado anteriormente. O governo de Fukushima devolveu todo o dinheiro excedente. Cada iene. O equivalente a R$ 180 milhões. O Japão – como qualquer outro país – não está livre da corrupção, mas esse é mais um exemplo da honestidade local. Se o dinheiro é para socorrer vítimas e não há vítimas, devolve-se o dinheiro. Simples assim.


fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/08/crise-leva-primeiro-ministro-do-japao-anunciar-renuncia-ao-cargo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário