Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Comida mineira é sucesso no Festival de Gastronomia de Tiradentes

 

O costume em Minas Gerais manda que as refeições devem ser fartas. Pode comer à vontade, em Tiradentes, excessos são permitidos.


Sucesso de público e de crítica também é a comida mineira - em cartaz, até domingo, no Festival de Gastronomia de Tiradentes. E surgiram novos ingredientes no cardápio. Na cidade de arquitetura colonial, turistas têm um saboroso motivo que também faz valer a visita. “A gente sempre acaba comendo muito aqui”, disse uma mulher.
Os turistas pedem, e os chefes atendem. Eles sempre dão um jeito de inovar. Em um prato, a carne serenada com manteiga de garrafa acompanha ora-pro-nobis crocante, pirão de farinha com legumes.
“Entra na nossa memória buscando os sabores, não se esquecendo dos sabores da mãe. Eu entendo como comida simples. Beleza, gostosura, sem frescura”, destaca a chefe de cozinha Beth Beltrão.
A tradição também tem seu lugar. O costume em Minas Gerais manda que as refeições devem ser fartas. Pode comer à vontade, em Tiradentes, excessos são permitidos.
“Isso é um parque de diversão. Você não tem hora para entrar e nem hora para sair na cidade mais linda do Brasil. Essa cidade maravilhosa, com toda a serra de São José, o ar puro”, comenta a artesã Janes Ribeiro.
A beleza é vista de qualquer ponto da cidade. A serra ainda pode ser desvendada em uma caminhada de 12 quilômetros. Após duas horas andando, é possível chegar ao mirante do Morro do Gavião bem a tempo do espetáculo que vem do céu. Os últimos minutos de luz colorem o horizonte.
“O privilégio de poder parar, esvaziar a mente, dar um tempo da rotina e contemplar a natureza, a beleza, e estar perto de Deus, sim, eu sinto isso”, destaca a artesã Luciana Braga.
A noite chega com um brilho intenso. Quem avista Minas das alturas vai ter para sempre essa lembrança.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/08/comida-mineira-e-sucesso-no-festival-de-gastronomia-de-tiradentes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário