Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de julho de 2011

IBGE: Natividade da Serra possui maior número de pessoas morando sozinhas no estado

IBGE: Natividade da Serra possui maior número de pessoas morando sozinhas no estado
Dados com base no censo do ano passado revelam curiosidades; Lagoinha é a segunda cidade



Credito: Reprodução / Rede Vanguarda Os dados do último Censo do IBGE têm mostrado realidades curiosas da região. Natividade da Serra, por exemplo, é cidade do Estado que possui, proporcionalmente, o maior número de pessoas morando sozinhas.

O fotógrafo José Romeu Feixes, que tem uma casa só pra ele. Não que o José seja egoísta, mas é assim que o morador de Natividade, com 64 anos,
prefere viver. Ele assiste televisão a hora que quer, navega pelo mundo virtual, viaja pelas páginas dos livros ou apenas contempla a paisagem, sem ser incomodado. Pode não parecer, mas solidão passa longe de sua casa. “Não sou solitário mesmo, tenho muitos amigos que vêm aqui beber alguma coisa, fazer um churrasco, trago as minhas namoradas, e em minha profissão nunca permitiu que eu fosse solitário”, afirma.

José Romeu é só um exemplo entre muitos moradores. Em todo Estado de São Paulo, Natividade da Serra é o município que possui o maior número de pessoas morando sozinhas. São homens e mulheres que estão na melhor idade, nascidos e criados aqui e que não deixam essa tranquilidade por nada. “É uma cidade maravilhosa, só peço que o pessoal demore para achar, porque se houver uma explosão demográfica aqui vou ter que procurar outro lugar mais a frente”, brinca o fotógrafo.

Os dados são do IBGE, com base no Censo realizado no ano passado. A cidade tem 2.406 domicílios ocupados, e desse total, 530 residências têm apenas um morador. A notícia surpreendeu a prefeitura e a população. Já para o Fundo de Assistência Social a explicação é simples. “São pessoas solteiras, mas a maioria ficou viúva. Eles têm assistência da família, mas preferem ficar em suas casas, ter o seu lar. Todos geralmente têm assistência da família, dos filhos”, explica o funcionário público Fernando Menecucci.

Aliás, Fernando é mais um morador que, futuramente, também deve entrar Credito: Reprodução / Rede Vanguarda para essa estatística. Viúvo, ele mora com uma filha que logo deve deixar a casa do pai. “Não vou deixar minha casa e morar com os filhos, como opção vou morar sozinho na minha casa, se eu não casar”, finaliza.

Ainda nesse ranking do IBGE, a segunda cidade onde há mais domicílios ocupados por apenas um morador também é da região: Lagoinha. Assim como em Natividade da Serra, 20,4% dos moradores de lá vivem sozinhos.

fonte: http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=100487&id2=&utm_source=google&utm_medium=medium&utm_campaign=VNews_C_Foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário