Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Com problema no dedo, tigre batizado de Lula passa por exames em SP

 

Animal pode ser submetido a cirurgia dependendo dos resultados.
Dedo de uma das patas deixa felino manco e pode ocasionar problemas.

Caroline Hasselmann Do G1 SP
Lula nasceu com problema no dedo que o deixa manco (Foto: Caroline Hasselmann/G1)Lula nasceu com problema no dedo que o deixa manco (Foto: Caroline Hasselmann/G1)
Um tigre batizado de Lula em razão de um problema no dedo de uma das patas está em São Paulo desde domingo (17) para realizar uma bateria de exames que apontem uma solução para o seu problema. O felino, de 1 ano e 8 meses, pesa cerca de 160 kg. Nascido em um mantenedouro em Maringá, no interior do Paraná, o tigre leva o mesmo apelido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve um dedo da mão amputado após um acidente quando ainda era metalúrgico.
Por conta do problema no dedo, o tigre Lula anda com dificuldade, o que preocupa os veterinários. Nesta sexta (22), o felino, que está "hospedado" em uma chácara em Cotia, será submetido a vários exames na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, no interior de São Paulo.
Ary Marcos Borges da Silva, dono do mantenedouro de animais onde nasceu Lula e também o leão tetraplégico Ariel, diz que o animal é "tranquilo" e "dócil". “Ele nasceu com o dedo indicador separado dos outros. Por causa disso, ganhou o nome em homenagem a Lula”, conta.
Silva afirma que o tigre não apresentava problemas ao andar apesar da separação do dedo. Por precaução, no entanto, diz ter procurado um veterinário para analisar a pata. “O veterinário disse que se continuasse assim, não teria problemas. Só que com mais ou menos 1 ano ele começou a mancar."
Com o problema se agravando, outros profissionais foram procurados. E o tigre Lula chegou a tomar vitaminas e cálcio para fortalecer a cartilagem. Nesta sexta, na Unesp, ele fará exames que vão definir a necessidade ou não de uma cirurgia. O dono do felino diz confiar na universidade, que considera uma das melhores em veterinária do país.
“São exames de sangue e radiografia. Poderão ser feitos também um ultrassom e uma tomografia. É bem provável que ele tenha de fazer a cirurgia”, diz a veterinária Lívia Pereira Teixeira.
Segundo ela, como não consegue apoiar a pata corretamente, o tigre acaba compensando o peso do corpo nos outros membros, que podem ficar lesionados.
Ary põe coleira em Lula para levá-lo para fazer exames em Botucatu (Foto: Caroline Hasselmann/G1)Silva põe coleira em Lula para levá-lo para fazer exames em Botucatu (Foto: Caroline Hasselmann/G1)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário