Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bandidos não poupam nem material de construção nos canteiros de obras

 

A preocupação é em dobro para quem está construindo. É um olho na obra e outro no material de construção, o novo alvo dos bandidos.



Sabe qual é a última dos bandidos no interior de São Paulo? Eles estão roubando material de construção direto do canteiro de obra. Estão levando tudo: ferro, cimento, fios e até pesadas telhas de ferro. Quem está construindo ou fazendo alguma reforma anda bastante preocupado. Alguns donos de obras não estão pregando o olho para garantir a segurança dos canteiros.
Para onde se olha, tem sempre uma nova parede sendo erguida. As construções se multiplicam, e as histórias de roubos e furtos também. Por causa dos ladrões, o técnico de informática Fábio Coutinho vai ter de adiar o casamento. A casa não deve mais ficar pronta no tempo que ele havia planejado. As barras de ferro foram roubadas.
“Eram grandes, mais de três metros e meio aproximadamente. Era uma pilha grande de ferro. Então, teria de ser uma caminhonete ou um caminhãozinho e várias pessoas para fazer o serviço”, comentou o técnico de informática Fábio Coutinho.
Na casa que o motorista David Roberto Pires está construindo, os ladrões levaram o fio de cobre que passava por dentro do poste. Depois disso, ele tomou uma decisão: “Tem de dormir na obra para olhar, porque você compra material caro e, de uma hora para outra, você vem e não tem nada”, diz.

A polícia não tem uma estatística exata deste tipo de furto. O melhor mesmo, para não virar vítima, é tomar cuidado. O motorista Vagner Picinini emprestou a casa para o amigo guardar o cimento. “Hoje é garagem. Se começar a aumentar muito, daí vai ser parte interna”, conta.
Uma pilha de tijolos e máquinas usadas na construção – é geralmente à noite que os bandidos invadem os canteiros para roubar. Em uma obra em Sorocaba, no interior de São Paulo, o dono teve uma ideia para afugentar os ladrões: ele instalou refletores para iluminar o local. Pelo menos, os bandidos vão pensar duas vezes antes de entrar.

Mas não foi a única medida de segurança. Da sacada, o técnico em telecomunicações José Ari Medeiros está sempre de olho no canteiro de obra. “A gente dorme com a janela aberta. Qualquer barulho a gente fica esperto para poder a tempo ver o que está acontecendo”, diz.
A polícia de Sorocaba informou que as rondas foram intensificadas à noite e nas madrugadas e diz que as vítimas desse tipo de furto devem procurar a delegacia e registrar a ocorrência, o que muita gente acaba não fazendo

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/07/bandidos-nao-poupam-nem-material-de-construcao-nos-canteiros-de-obras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário