Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Autor dos ataques na Noruega quer usar farda em audiência no tribunal

 

A Noruega ainda tenta entender a tragédia que se abateu sobre o país desde sexta (22). O autor do massacre que deixou 93 mortos depõe hoje.




O processo começa nesta segunda-feira (25). Anders Behring, o autor do massacre, vai ser ouvido pela Corte de Oslo. Ele pediu uma audiência pública para explicar o que fez, mas a polícia prefere portas fechadas para evitar que a audiência se transforme em um palanque de ideias extremistas.
A Justiça norueguesa é rápida, mas muito branda. Depois de ter provocado quase uma centena de mortes, a pena máxima prevista para o criminoso é de 21 anos.
As autoridades ainda tentam explicar como o assassino pode atuar livremente por uma hora e meia na ilha de Utoya. A crueldade do massacre vai se revelando cada vez maior. Anders usou balas especiais, que se desintegram dentro do corpo e têm um alto poder de destruição.
Um manifesto de 1,5 mil páginas, feito pelo assassino e encontrado na internet, revela que os ataques estavam sendo planejados desde 2009. No documento, ele prega o ódio contra os esquerdistas e imigrantes mulçumanos e prevê uma guerra civil na Europa antes da vitória da extrema direita em 2083. Em um vídeo, Andres aparece com roupa de mergulho portando uma arma automática.
Foi a maior atrocidade na Noruega desde a Segunda Guerra Mundial. No último domingo (24), em uma missa em homenagem aos mortos na catedral de Oslo, o Rei Harald e a Rainha Sonija choraram. O primeiro-ministro Jens Stoltenberg disse que vai responder à atrocidade com mais abertura e mais democracia.
Centenas de pessoas passaram a noite em vigília e ainda estão diante da Catedral de Oslo. Nesta segunda-feira (25), a Noruega lamenta os mortos com um minuto de silêncio em todo o país

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/07/autor-dos-ataques-na-noruega-quer-usar-farda-em-audiencia-no-tribunal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário