Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Vídeo traz novas pistas sobre sumiço de criança em Ribeirão, diz delegado


Joaquim, de 3 anos, desapareceu de dentro da casa da mãe na terça-feira.
Imagens feitas nas proximidades da casa da família auxiliam investigações.

Do G1 Ribeirão e Franca
150 comentários
Imagens feitas por câmeras de segurança e entregues à Polícia Civil nesta quarta-feira (6) podem ajudar a desvendar o paradeiro do menino Joaquim Ponte Marques, de 3 anos, desaparecido desde terça-feira (5) emRibeirão Preto (SP). O delegado Paulo Henrique Martins de Castro, responsável pelo caso, não revelou detalhes sobre os registros, mas afirmou que ‘as cenas mostram evidências que a polícia já imaginava’.
Joaquim sumiu de dentro da casa da mãe, a psicóloga Natália Mingone Ponte, na madrugada de terça-feira, no bairro Jardim Independência. Ela e o padrasto do menino, Guilherme Longo, tiveram a prisão temporária pedida pela Polícia Civil. Eles prestaram depoimentos durante todo o dia na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e foram liberados por volta das 19h desta quarta.
Nesta tarde, a polícia avaliou as imagens feitas pelas câmeras de um imóvel vizinho à casa, onde residem Natália, Longo e o menino Joaquim. “A gente está tentando melhorar a qualidade delas para conseguir melhor nitidez e tirar algumas dúvidas, que estão surgindo na investigação”, disse Martins de Castro.
A gravação será utilizada para complementar outras evidências obtidas pelos investigadores, informou Castro. “São alguns detalhes que a gente imaginava, mas não tínhamos provas. Agora vamos confrontar com as demais provas para tentar fortalecer o inquérito e desvendar o crime”, afirmou.
Durante trabalhos de investigação nesta tarde em Ribeirão Preto, um cão farejador da Polícia Militar foi usado para encontrar pistas sobre o paradeiro de Joaquim. Segundo a PM, o animal indicou que o padrasto e o menino teriam feito juntos o mesmo caminho da casa onde vivem até as margens do córrego Tanquinho, próximo à residência. 
Cão fareja pistas que podem levar ao paradeiro do menino Joaquim  (Foto: Reprodução/EPTV)Cão fareja pistas que podem levar ao paradeiro
do menino Joaquim (Foto: Reprodução/EPTV)
De acordo com o sargento da PM Ary Gavazzi, quando farejou as roupas do padrasto, o cachorro chamado Apache saiu da casa da família, andou pela rua, parou em alguns pontos da calçada e seguiu às margens do córrego até parar em um determinado ponto. Segundo Gavazzi, o cão refez exatamente o mesmo percurso, incluindo as paradas na calçada, quando cheirou as roupas pertencentes a Joaquim.
Além das buscas no córrego, pelo segundo dia consecutivo, as investigações contaram com o trabalho da Polícia Científica na casa de Joaquim à procura de provas periciais, além de depoimentos de Natália e Longo sobre o caso, que segundo a polícia são contraditórios.
Desaparecimento
Joaquim Ponte Marques, de 3 anos, desapareceu na madrugada de terça-feira, de dentro da casa onde mora com a mãe e com o padrasto no bairro Jardim Independência. Em depoimento, Natália afirmou que notou a ausência do filho pela manhã, ao procurá-lo no quarto, por volta de 7h, para aplicar uma dose de insulina, já que o menino é diabético.
O menino Joaquim está desaparecido desde terça-feira (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)O menino Joaquim está desaparecido desde terça
(Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Ainda segundo a mãe, as janelas da casa têm grades, o portão estava trancado, mas a porta da sala estava aberta. Natália afirmou que o atual marido é usuário de drogas e que teria sido ele o último a ter contato com o garoto, ao colocá-lo para dormir, por volta de meia-noite.
Também em depoimento, o padrasto do menino, Guilherme Longo, teria contado aos policiais que colocou o menino para dormir por volta de meia-noite e, durante a madrugada, saiu para comprar drogas, mas não encontrou quem fornecesse e retornou para casa.
O pai do garoto, Arthur Paes, disse que ficou surpreso com o pedido de prisão temporária da ex-mulher e do atual marido dela. “Nunca desconfiei de nada. O relacionamento entre eles sempre foi tranquilo”. Paes passou o dia todo em frente à delegacia entregando fotos e panfletos em busca de pistas sobre o paradeiro do filho. “Eu andei Ribeirão Preto inteiro a pé. Sou de São Paulo, não sou daqui, não conheço nada. Fui com a cara e com a coragem, por isso acho que vou achar meu filho. Eu tenho esperança em encontrar meu filho, sei que vou ver ele vivo”, diz o produtor de eventos.
Polícia e bombeiros encerrou segundo dia de buscas pelo menino Joaquim (Foto: Reprodução/EPTV)Polícia e bombeiros encerrou segundo dia de buscas pelo menino Joaquim (Foto: Reprodução/EPTV)
fonte: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2013/11/video-pode-trazer-novas-pistas-sobre-sumico-de-crianca-no-interior-de-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário