Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Tomografia em 3D revela 'carona pré-histórica' em inseto fossilizado



Artrópode foi encontrado perto da asa de seu 'transportador'.
Estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Manchester.

Do G1, em São Paulo
1 comentário
Pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, encontraram preservado em âmbar o fóssil de um inseto do gênero Ephemeroptera que dava "carona" para outro animal, da ordemCollembola. Trata-se de outro tipo de artópode de seis patas, mas que não é considerado inseto. O bicho foi encontrado perto da base da asa de seu 'transportador'.
Os cientistas investigaram o material, que tem mais de 16 milhões de anos, com a ajuda de um aparelho para tomografia em 3D, tecnologia desenvolvida que permite evitar a degradação das peças (veja vídeo ao lado).
Segundo o estudo, divulgado nesta quarta-feira (17) na publicação científica “PLoS ONE”, a descoberta é a primeira evidência de uma criatura que usa como transporte um exemplar adulto do gênero Ephemeroptera.
O âmbar, uma resina de árvore fossilizada capaz de manter bichos pré-históricos da mesma forma como eram em vida, foi encontrado em 2010. A perfeita condição do inseto mostra que ele morreu instantâneamente e não se moveu quando ficou preso à resina.

Para ler mais notícias do G1 Ciência e Saúde, clique em g1.globo.com/ciencia-e-saude. Siga também o G1 Ciência e Saúde no Twitter e por RSS.
Imagem apresenta o inseto do gênero Ephemeroptera encontrado em âmbar (Foto: Dave Penney, Universidade de Manchester/PLoS ONE)Imagem apresenta fóssil do inseto do gênero Ephemeroptera encontrado em âmbar (Foto: Dave Penney, Universidade de Manchester/PLoS ONE)
fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/10/tomografia-em-3d-revela-carona-pre-historica-em-inseto-fossilizado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário