Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Maior campeão da F-1, Schumacher anuncia aposentadoria ao fim do ano

Após temporada decepcionante, alemão faz anúncio em seu site oficial seis dias depois da contratação de Lewis Hamilton pela McLaren para 2013

Por GLOBOESPORTE.COM Suzuka, Japão
169 comentários
O que já era esperado por muitos aconteceu no início da manhã desta quinta-feira. Em comunicado publicado em seu site oficial, o heptacampeão mundial Michael Schumacher, da Mercedes, anunciou, às vésperas do GP do Japão (domingo, em Suzuka), que encerrará a carreira no fim desta temporada. Após retornar à Fórmula 1 em 2010, o piloto alemão decidiu abandonar definitivamente a categoria depois de três anos de resultados abaixo do esperado pelos fãs do automobilismo e por boa parte da mídia especializada.

O anúncio feito por Schumi aconteceu seis dias depois de o time germânico acertar a contratação do inglês Lewis Hamilton como principal atração para 2013 (Nico Rosberg é o segundo piloto). Agora o público tem mais seis corridas para ver na pista o maior campeão da história da categoria. E a despedida será em Interlagos, no GP do Brasil, em 15 de novembro.
Michael Schumahcer dando palestra sobre segurança nas estradas (Foto: AFP)O multicampeão Schumacher anunciou seu adeus das pistas da Fórmula 1 (Foto: AFP)
- Embora eu ainda seja capaz de competir com os melhores pilotos que estão na ativa, em algum momento é bom dizer adeus, e é isso que estou fazendo nesta temporada. No último mês, eu não tive certeza se ainda tenho a motivação necessária para seguir em frente. Não é meu estilo fazer algo se não estou 100% dedicado. Com a decisão de hoje, eu me sinto livre dessas dúvidas. Certamente não conseguimos nosso objetivo de desenvolver um carro para lutar pelo título. Mas também é muito claro que eu ainda posso me sentir feliz pelas conquistas da minha carreira – disse Schumacher.
Embora eu ainda seja capaz de competir com os melhores pilotos que estão na ativa, em algum momento é bom dizer adeus, e é isso que estou fazendo nesta temporada. No último mês, eu não tive certeza se ainda tenho a motivação necessária para seguir em frente. Não é meu estilo fazer algo se não estou 100% dedicado. Com a decisão de hoje, eu me sinto livre dessas dúvidas"
Michael Schumacher
Na lista de agradecimentos, o alemão não esqueceu de amigos, parentes, dirigentes, mecânicos e engenheiros. E dedicou uma citação especial à mulher Corinna pelo apoio ao longo dos anos. O piloto olhou para trás e avaliou o que mudou na sua personalidade.
- Nos últimos seis anos, aprendi muito sobre mim. Aprendi que posso me abrir mais sem perder o foco. Aprendi que a derrota é mais difícil e mais instrutiva do que a vitória. Nos primeiros anos da carreira, em alguns momentos eu perdi esse foco. Mas é bom fazer o que você ama e viver suas convicções, eu consegui fazer isso - afirmou.

Schumacher estreou na Fórumla 1 em 1991, primeiro como piloto da Jordan e depois da Benetton, pela qual conquistou seus primeiros dois títulos (1994 e 1995). Contratado pela Ferrari, deu início à sua trajetória na escuderia italiana em 1996, com um terceiro lugar. No ano seguinte, porém, Schumi acabou desqualificado do campeonato em virtude de um acidente pelo qual foi responsabilizado. A rotina de conquistas, entretanto, teve seu reinício em 2000, repetindo-se nas quatro temporadas seguintes.
Lewis hamilton mclaren michael schumacher mercedes (Foto: Agência Getty Images)Schumacher sai do foco para a entrada de Lewis Hamilton na Mercedes (Foto: Agência Getty Images)


No fim de 2006, o alemão voador anunciou sua retirada das pistas, mas retornou para a temporada de 2010, agora na também alemã Mercedes. Após um nono lugar na classificação geral no primeiro ano e um oitavo no segundo, Schumacher amarga em 2012 sua pior performance, ocupando atualmente a decepcionante 12ª colocação, após 14 provas disputadas.
Mesmo ainda sem vencer após sua volta às pistas, Michael Schumacher anuncia a aposentadoria com seu nome brilhando no alto da galeria dos grandes nomes da Fórmula 1 em todos os tempos. E nas seis provas restantes, nada de tirar o pé do acelerador.
- Quero me concentrar até o fim da temporada e aproveitar as últimas corridas junto com vocês. Vamos nos divertir - encerrou o heptacampeão.

fonte: http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/10/schumacher-decide-encerrar-carreira-no-fim-da-temporada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário