Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Passageiros de voo Paris-Rio que teve pane chegam à cidade



Eles contam como foi o drama vivido no avião, que teve que retornar.
Voo chegou ao Rio na madrugada desta sexta, com quase 2 horas de atraso.

Do G1 Rio
106 comentários
Passageiros de um voo da TAM que teve uma pane perto de Paris, e precisou fazer pouso de emergência, chegaram na madrugada desta sexta-feira (12) ao Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro. E contaram como foi o drama vivido dentro do avião, como mostrou o Bom Dia Rio.
O voo chegou ao Rio à 1h26 desta madrugada, com quase duas horas de atraso. Parentes aguardavam ansiosos o desembarque.
O voo 8055 da TAM decolou do aeroporto Charles de Gaulle, na França. A viagem, direto para o Rio de Janeiro, deveria durar 11 horas e meia. Mas, 17 minutos depois, o airbus A330 fazia um pouso de emergência, novamente no Charles de Gaulle.
Os passageiros relataram um barulho na turbina direita da aeronave. Logo depois, as luzes da cabine se apagaram e o comandante avisou que o avião ia retornar.
"A turbina da direita explodiu. Houve um barulho ensurdecedor. Os passegeiros se mantiveram calmos, inexplicavelmente. Não houve pânico, houve choro. O comandante foi de uma habilidade louca porque o avião começou a balançar muito para a direita e para a esquerda, a perder altitude, a virar o bico para baixo e ele, com uma maestria extraordinária, equilibrou e coisa e tal. Ele não disse nada. Julgava-se que o voo seguiria seu curso normal , quando ele avisou: eu perdi a turbina da direita e nós vamos retornar a Paris", contou um passageiro.
Outro passageiro relatou: "Fez-se um cheiro. A gente não sabia o que era. Foi realmente assustador. Achei que o avião iria cair. Eu fiz um prece...foi o que eu fiz na hora".

Eles também contam que o pouso na França foi tenso, mas sem problemas. 
A TAM informou que todos foram acomodados em hotéis na região do aeroporto e receberam assistência da companhia.
"Eu estava no corredor e eu vi que eles, por um instante, acenderam e desligaram as luzes de emergência do corredor. Um silência absoluto no avião. E todo mundo achou que ia morrer mesmo", relatou um terceiro passageiro.
A TAM confirmou que houve um estrondo, provocado por uma grande variação de pressão dentro de um dos motores. Mas engenheiros ainda estão analisando o que causou a pane.
O retorno ao Rio foi um alívio depois do susto.
"As pessoas se mantiveram um pouco tranquilas. Mas foi difícil, muito difícil. É bom estar de volta ao Brasil", disse uma passageira.
A TAM informou que o A330 permanece no aeroporto de Paris para análise dos engenheiros da companhia. Segundo a TAM,  o avião foi fabricado há 12 anos e a manutenção estava em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário