Total de visualizações de página

sábado, 6 de outubro de 2012

Mágico David Blaine começa a tomar choques de 1 milhão de volts em NY



Ele pretende passar 72 horas em pé sobre plataforma de 6 metros de altura.
Blaine ficará sem comida, em meio a uma tempestade de relâmpagos.

Da Reuters
17 comentários
O mágico David Blaine começou nesta sexta-feira (5), em Nova York, um novo truque em que pretende passar 72 horas em pé sobre a plataforma de 6 metros de altura, sem comida, em meio a uma tempestade de relâmpagos artificiais.
Os raios são emitidos por bobinas de Tesla com potencial elétrico de 1 milhão de volts, mas com baixa corrente. Blaine veste somente um traje feito com quase dez quilos de malha metálica.
"Há anos eu queria fazer isso", disse durante a semana o mágico, que já passou 44 dias sem comer dentro de uma caixa pendurada sobre o rio Tâmisa, em Londres, e que se pôs em pé por 35 horas sobre um pilar com mais de 30 metros de altura, sem estar amarrado a nada, em Nova York.
Ele disse que concebeu o novo truque ao se imaginar dentro de um enorme globo de plasma. Como isso exigiria que ele existisse no vácuo --proeza inatingível até para Blaine--, ele adaptou a ideia para o uso das bobinas de Tesla. "Estar no meio de uma tempestade elétrica é incrível, estar num ambiente no qual você não deveria estar", disse.
O traje de malha metálica é uma adaptação do princípio da gaiola de Faraday, em que o material com alta capacidade de condução elétrica blinda o que estiver no interior de levar um choque. É uma versão dos trajes protetores que os eletricistas usam para mexer em cabos de alta tensão.
Mágico David Blaine começa maratona de 72 horas seguidas tomando choque em NY (Foto: Emmanuel Dunand/AFP)Mágico David Blaine começa maratona de 72 horas seguidas tomando choque em NY (Foto: Emmanuel Dunand/AFP)
Cuidados médicos
Stuart Weiss, médico de Blaine, disse que os principais riscos do truque incluem a exposição ao ozônio e a óxidos nitrosos produzidos pelo ar ionizado, que humanos não devem inalar em grandes quantidades. Um sistema de ventilação garantirá o ar respirável a Blaine, e um visor especial no seu capacete protegerá seus olhos da radiação ultravioleta resultante dos raios. Como as bobinas de Tesla são barulhentas, ele usará também fones de ouvido, permitindo a comunicação com auxiliares e espectadores. O mágico vai receber água por um tubo, vai urinar por um cateter, e está em jejum para evitar defecar.
Blaine disse que espera com isso inspirar as crianças a aprenderem física -- por exemplo, sabendo que não é a voltagem elevada que mata, e sim a amperagem. No caso das bobinas de Tesla, a corrente elétrica resultante, medida em amperes, é baixa, ao passo que o potencial elétrico pode chegar a 1 milhão de volts.
William Allen Zajc, chefe do departamento de Física da Universidade Columbia, elogiou o mágico por tornar a ciência tão interessante. Ele disse que a atividade é segura -- a não ser que o traje se deteriore devido à exposição prolongada.
"Para mim, o incrível é que ele planeje passar 72 horas lá de pé, não que haja 1 milhão de volts o cercando, ou esses impressionantes relâmpagos atravessando a gaiola de Faraday que o cerca", disse Zajc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário