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terça-feira, 24 de maio de 2011

Sem reajuste de combustível, Petrobras sofre alta de royalties

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/919882-sem-reajuste-de-combustivel-petrobras-sofre-alta-de-royalties.shtml

Impedida pelo governo de repassar a alta internacional do petróleo para os combustíveis no Brasil, a Petrobras deixa de gerar uma receita maior, mas é obrigada a arcar com o custo mais elevado do barril do óleo que serve de referência para o pagamento de royalties, informa reportagem de Pedro Soares para a Folha.
A reportagem está disponível na íntegra para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Diante da alta do petróleo, o custo com o que é recolhido aos cofres de União, Estados e municípios subiu de uma média de US$ 14,33 por barril de janeiro a março de 2010 para US$ 19,10 por barril em igual período de 2011. Trata-se de uma variação positiva, em dólares, de 33%.
Indiretamente, preços mais elevados do petróleo também pressionam outros custos de extração --que incluem despesas com equipamentos, empregados e investimentos, entre outros.
Apesar da perda de receita, a estatal lucrou R$ 10,985 no trimestre, alta de 42% ante o mesmo período de 2010.



Sérgio Minato


Bom se fala em "prejuízo", mas tirando os U$$ 19,10(do governo)e U$$ 11,38 (de custos) ainda sobram U$$ 67,52. É pouco? Isso era quase a alguns anos atrás era o valor de venda do barril de petróleo em janeiro de 2009 que era de  U$$ 77,00. Já em 2004 e 2005 variou de U$$ 40,00 a U$$ 55,00. Chegando a absurdos USS 249,00 em julho de 2008, neste mesmo ano em janeiro esteve a U$$ 170,00(http://www.indexmundi.com/pt/pre%C3%A7os-de-mercado/?mercadoria=%C3%ADndice-de-pre%C3%A7os-do-petr%C3%B3leo-bruto&meses=60) e em dezembro despencou para U$$ 77,00. Com uma variação dessas se o combustível subisse no padrão de 250 será que desceria na mesma velocidade de quando caiu para 77? Imaginemos o distúrbio econômico se num ano variassemos os combustíveis nesta escala? Haveria uma escalada na inflação absurda, acredito que a atual política de retenção de aumentos é muito prudente, pois antes de tudo somos auto suficientes e exportamos também. Mas vale o povo questionar essa cascata de impostos, que sugam mais da metade do valor do combustível. Que consequentemente elevam o custo de tudo no país, ou o custo Brasil, o que dificulta em muito nossas exportações, pois tudo gira em torno do custo de combustível.

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