Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Petróleo cai com morte de Osama bin Laden


O Estado de S.Paulo
O preço do petróleo negociado em Nova York caiu 0,36% e fechou a US$ 113,52 por barril depois de os EUA anunciarem que o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, foi morto por tropas do país no Paquistão.

Os investidores ficaram divididos em relação à notícia. Alguns acreditam que a morte de Bin Laden trará mais estabilidade ao Oriente Médio, enquanto outros veem o fato como o possível gatilho de uma intensificação de ataques terroristas a estruturas petrolíferas.
Para analistas, a falta de atividade do líder da Al-Qaeda nos últimos anos sugere que pouca coisa mudará.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110503/not_imp714043,0.php

A globalização e especulação chegaram a um nível absurdo, pois a morte do Osama influenciar o mercado internacional de petróleo e as bolsas no mundo. Osama realmente era ainda uma ameaça tão grande a economia mundial? Ou somente para os EUA? No Brasil influencia em quê? Não somos alvo de nenhum tipo de organização terrorista, mas mesmo assim somos inflienciados pela morte dele, a internet hoje podemos dizer que é uma poderosa arma, podendo ser usada para ou para o mal. Vemos as instabilidades no oriente médio onde pelas mãos de ferro dos "ditadores" com forte censura e falta de liberdade do povo, dominaram por dezenas de anos. Lembramos que o oriente médio domina mais de 25% do petróleo produzido no mundo, tá certo a Líbia está numa guerra civil, bem como outros paises produtores de petróleo enfrentam crises políticas com o povo protestando com o auxílio da internet. A uns 20 anos atrás uma notícia dessas talvez nem viria a tona, escândalos não seriam conhecidos, mas hoje temos enorme vigilância de cameras, celulares e cameras digitais registrando e mostrando crimes em todo lugar a todo tempo. Será que chegaremos ao que vimos no cinema com o filme Minority Report com Tom Cruise?

Nenhum comentário:

Postar um comentário