Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de maio de 2011

Bogotá incentiva o uso de bicicleta há mais de três décadas

Capital colombiana tem 121 km de ciclovias.
Por dia, 1,5 milhão de pessoas usam as faixas exclusivas.

A capital colombiana iniciou uma política de incentivar a bicicleta como meio de transporte há 37 anos. Hoje, Bogotá conta com 121 quilômetros de ciclovias. Aos domingos, é montada uma outra ciclovia, de 24 quilômetros, pelo Centro. A faixa para bicicletas atrai famílias inteiras que vão passear.
Por dia, o movimento chega a 1,5 milhão de pessoas. Tudo é muito bem sinalizado e organizado. Duzentos e vinte (220) ciclistas chamados de guardiões tomam conta de tudo.
São PauloNa capital paulista, 15 estações do Metrô contam com o serviço de aluguel de bicicletas. Os bicicletários ficam nas estações Vila Mariana, Liberdade, Armênia e Santana, da Linha 1-Azul; Paraíso e Vila Madalena, da Linha 2-Verde; e Palmeiras/Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, Anhangabaú, Sé, Brás, Carrão, Guilhermina/Esperança e Corinthians/Itaquera, da Linha 3-Vermelha.
Ainda este mês devem ser inaugurados outros três bicicletários, nas estações Butantã e Pinheiros do Metrô (Linha 4-Amarela) e outro no Parque das Bicicletas.
Os interessados podem alugar uma bicicleta bike todos os dias, das 6h às 21h. Basta levar um documento com foto, CPF e um cartão de crédito. Quem não tem cartão, precisa fazer um cadastro. A primeira hora é de graça. Depois, cada hora custa R$ 2. Cerca de 4,5 mil bicicletas são alugadas por mês.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário